Os imortais da Academia Brasileira de Letras são tema de estreia exclusiva do Curta!

Os imortais da Academia Brasileira de Letras. (Imagem/Divulgação)
Na Quinta do Pensamento, 21, às 23h30, estreia no Curta! a série exclusiva “Imortais da Academia”. Com narração de Fernanda Montenegro, o programa detalha a inspiração e a fundação da instituição que teve o escritor Machado de Assis como primeiro presidente, além de contar as histórias de alguns dos mais importantes ocupantes das centenárias poltronas azuis. O primeiro episódio “Cadeira 1: Abaixo o tatibitate” destaca a trajetória de na Maria Machado, atual ocupante da cadeira número 1, e de alguns de seus antecessores. Um dos nomes mais importantes da literatura infantil no Brasil, ela foi a primeira autora de obras deste gênero a integrar a ABL.  “Quando eu entrei para ABL, sentava do lado do Celso Furtado, que cochichava comigo sobre o que acontecia na sessão. Eu me sentia absolutamente privilegiada. Ele nem imaginava, mas tinha sido um ídolo meu de adolescência e isso era maravilhoso”, relembra Ana Maria.

Outros personagens são o fundador da instituição Machado de Assis; o filósofo Luís Murat, o escritor goiano Bernardo Élis - que derrotou Juscelino Kubitschek em sua única disputa perdida - e Adelino Fontoura, único patrono da ABL que não deixou nenhum livro impresso em vida. “Imortais da Academia” é uma produção exclusiva do Curta!, produzida pela Giros e financiada pelo Fundo Setorial Audiovisual, o FSA, gerenciado pela Ancine.

Na Quarta de Cinema, 20, às 21h, é a vez do episódio inédito da série “A Linguagem do Cinema”, idealizada e dirigida pelo cineasta baiano Geraldo Sarno.  Em “A busca de um cinema artesanal e do sentimento”, a produção resgata a trajetória do cineasta Carlos Reichenbach desde a infância e o primeiro contato com o cinema até suas últimas produções, que reafirmam sua crença em um cinema carregado de sentimento e realizado com recursos artesanais.

A faixa “A Vida é Curta”, ainda na Quarta de Cinema, às 20h, traz a paranoia como tema. Abrindo a sessão especial “São”, de Pedro Severien, mostras as angústias de um casal em uma trama cheia de enigmas. Na sequência, a animação “Meu Medo”, de Murilo Hauser, traz como tema o medo infantil. Para encerrar a faixa, no curta “O Táxi de Escher”, de Aleksei Abib e Flavio Botelho, o personagem Carlos entra em um táxi com destino a Buenos Aires, porém acaba mergulhando em uma viagem espaço-temporal dentro de suas lembranças.

Na Segunda da Música, 18, às 21h45, o documentário “Vinicius”, de Miguel Faria Jr., reúne imagens de arquivo, entrevistas e interpretações de Vinicius de Moraes, autor de mais de 400 poesias e cerca de 400 letras de música. A produção apresenta depoimentos de Chico Buarque, Ferreira Gullar, Carlos Lyra, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Toquinho, entre muitos outros. Adriana Calcanhoto, Olívia Byington, Mariana de Moraes, Mart´Nália e Mônica Salmaso interpretam seus grandes clássicos enquanto Camila Morgado e Ricardo Blat, em encenação de um show sobre Vinicius, relembram textos e poesias sobre  paixão,  amizade, alegria, beleza, delicadeza e perdão – os temas preferidos do poeta.

Na Terça das Artes, 19, às 21h45, estreia no Curta! o documentário “Testemunha 4”, de Marcelo Grabowsky, que traz o registro de uma maratona teatral que durou 24 horas.  A atriz Carla Ribas interpreta a testemunha  4, vítima dos campos de concentração de Auschwitz na peça “O interrogatório”, de Peter Weiss.  O filme faz uma investigação da relação de uma atriz com o palco e com os bastidores ao longo do tempo, levando em consideração os fatores externos como a fome, o cansaço, o sono e a alta carga emocional. 

Na Sexta da Sociedade, 22, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro, estreia no Curta!, às 18h, a série exclusiva “Bike Amor”. Produzida pela Mobr Produções e dirigida por Michelle Chevrand, “Bike Amor” apresenta pessoas que adotaram a bicicleta como estilo de vida. No episódio de estreia, o produtor de eventos Tiago Leitman fala sobre o Passeio Completo, projeto no qual os ciclistas pedalam ao som de um triciclo musical. Criado na França, em 1997, com o objetivo de estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, o Dia Mundial Sem Carro é celebrado em diferentes cidades do mundo, promovendo alternativas para a mobilidade urbana, como a bicicleta, e em defesa do meio ambiente.

Ainda na Sexta da Sociedade, às 22h30, é a vez do documentário “1930 – Tempo de Revolução”, de Eduardo Escorel, que traz  registros do Rio de Janeiro nos anos 1920, quando era capital do país. Com imagens de arquivo e depoimentos de historiadores, o episódio se concentra no período em que os grandes proprietários rurais de São Paulo e Minas revezavam-se no comando da política do café com leite. Idealizada pelo produtor Cláudio Kahns e pelo cientista político André Singer, a produção pretende documentar as principais sublevações políticas vividas no país. O filme será exibido em três episódios. Neste primeiro, o diretor remete também a outros movimentos ocorridos antes da Revolução de 1930.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato