Para Oi e Sky, futuro das operadoras via satélite passa por combinação com OTT

Futuro das operadoras via satélites depende da combinação com OTT. (Imagem/Reprodução)
A Oi chegou a 100 mil ativações em um mês do seu serviço Oi Total Play, que permite aos seus clientes de banda larga o acesso a uma série de conteúdos de TV por assinatura no modelo OTT. Esse volume é duas vezes maior do que o volume de ativações líquidas da plataforma de TV paga tradicional em DTH, disse Roberto Guenzburger, diretor de produtos e conteúdos da operadora. Ele participou do Congresso Latinoamericano de Satélites realizado pela TELETIME nesta sexta, 1, no Rio de Janeiro. Para ele, o DTH segue desempenhando uma estratégia central para a empresa. Os planos combinados, com banda larga, celular e TV têm sido fundamentais para a Oi manter a base dos serviços fixos, e por esta razão a empresa está há mais de um ano expandindo a base de TV paga, ao contrário do mercado. O serviço Oi Total Play, contudo, não é oferecido para clientes com conexões de menos de 5 Mbps, por questões técnicas.

"Hoje o Brasil é o terceiro maior mercado de TV paga via satélite do mundo, com receitas de quase US$ 5 bilhões ao ano, e isso não pode ser desprezado. Mas é preciso reconhecer que os serviços OTT estão crescendo e há uma 'geração sob-demanda' que exige de nós outra proposta", analisa Guenzburger. A resposta da Oi tem sido focar em caixas híbridas conectadas com oferta de conteúdos VoD pela banda larga. "Somos um supermercado de conteúdo e temos que entregar de qualquer forma, seja por TV por assinatura via satélite ou no VoD". A plataforma de VoD da Oi conta hoje com 30 mil conteúdos, e 46 canais são oferecidos no modelo OTT, dos quais 25 lineares. Mas a Oi ainda restringe as vendas apenas a seus próprios clientes de outros serviços.

Sky conectada

A estratégia da Sky para manter o produto de DTH forte também passa pela oferta de conteúdos pela banda larga, caixas híbridas conectadas e vídeo-sob-demanda. Mas Luiz Otávio Marchezetti, VP de engenharia da empresa, lembrou durante o evento que a distribuição via satélite é a base do negócio da Sky. "Se não fosse isso não teríamos investido quase R$ 1,5 bilhão em um novo satélite só nosso e um centro de transmissões de primeira linha", diz ele, lembrando que a Sky lançou no primeiro semestre o Sky B1, um satélite gigantesco com quase 20 anos de vida útil que permitirá à empresa adicionar mais de 100 canais, igualando a oferta HD e SD, e o teleporto de Jaguariuna/SP, que é na verdade um centro de transmissão com todas as características e estrutura de um datacenter.

Na estratégia digital, a primeira aposta da operadora é o Sky Media Center, uma caixa avançada e que pode se conectar à Internet, além de se conectar a pontos adicionais por WiFi para a distribuição de conteúdo dentro da casa. A caixa é inteligente, pois pode gravar conteúdos de até cinco canais baseada nos hábitos do assinante e oferecê-los sob demanda. Além disso, é uma plataforma que acessa, online, o serviço de VoD Sky Play, que funcionará por streaming, além dos serviços de PPV e NVoD que rodam na própria caixa. As caixas mais antigas, sem a conectividade do Sky Media Center, desde que com capacidade HD,  poderão ganhar acesso à Internet por meio de dongles WiFi  que a Sky pretende oferecer a clientes que contratem o serviço até o final do ano. O Sky Play não se confunde com o serviço de TV paga virtual, totalmente online e independente da plataforma de satélites, que a operadora planeja lançar em 2018.

Além disso, a Sky passou a ampliar a oferta de canais HD, incluindo a ampliação significativa de canais da TV Globo. Com a capacidade do novo satélite, é possível oferecer nada menos do que 36 praças com a TV Globo sendo cerca de 18 em HD. O satélite anterior está sendo desativado. Mas Marchezetti lembra que a indústria de TV paga ainda vive sob um risco muito maior do que a competição com os serviços OTT ou a crise econômica. "Nosso maior inimigo é a pirataria, que hoje tem mais de 4 milhões de usuários e é a terceira maior operadora de TV paga do país", diz o executivo da Sky. Com informações site Telaviva.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato