Canais Discovery realizam ações especiais no mês do Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro, o Discovery Home & Health adere à campanha do Outubro Rosa, com exibição de vinheta que incentiva as telespectadoras a realizarem o autoexame, colaborando com as ações de conscientização sobre o câncer de mama.

No dia 19 de outubro, além do Discovery Home & Health, os canais Discovery, TLC, Animal Planet, Investigação Discovery e Discovery Turbo vão adotar logotipo especialmente desenvolvido para a ação.

Na quinta-feira, 19 de outubro, às 23h10, estreia ANTES DE PARTIR (Before I Kick The Bucket), documentário sobre a história da jovem britânica Rowena Kincaid, diagnosticada com câncer de mama aos 33 anos e responsável por uma intensa mobilização que é registrada no filme.  Durante todo o dia 19, os canais Discovery, TLC, Investigação Discovery, Discovery Turbo e Animal Planet também terão novos logotipos, criados para a campanha do Outubro Rosa.
Outubro Rosa nos canais da Discovery Networks Brasil. (Imagem/Divulgação)

Em 2009, quando tinha 33 anos, Rowena Kincaid descobriu o câncer de mama. Depois de meses de tratamento e da remissão, ela conseguiu retomar a rotina. Em 2013 veio um novo diagnóstico de câncer, dessa vez uma forma agressiva da doença e em estágio avançado. ANTES DE PARTIR acompanha Rowena nos oito meses que precedem o seu aniversário – os médicos previram de três a seis meses de vida, mas ela estava determinada a comemorar a chegada aos 40 anos e a aproveitar o precioso tempo que lhe restava.

“Depois do diagnóstico da fase terminal, um amigo me perguntou se eu tinha uma lista de desejos a cumprir e isso me fez pensar”, disse Rowena. Ela então passou a atentar-se para os últimos desejos – os próprios e de outros jovens com doenças terminais que ela convocou pelas redes sociais, em uma intensa mobilização. Assim, Rowena convenceu a BBC, empresa onde trabalhou como editora de imagens e apresentadora dos boletins sobre o tempo, a produzir com ela um documentário sobre algumas dessas histórias.

Correr nua em uma rua movimentada– e ser presa por isso –, comprar um carro esportivo – financiado em três anos –, escolher os detalhes do próprio funeral, e casar-se com um desconhecido estão entre os desejos que Rowena realizou. Após fazer tudo isso, ela quis compartilhar suas dúvidas e as complexas reflexões de outros jovens que, assim como ela, são pessoas cheias de planos e energias que estão cientes de que o corpo perecerá em breve.

Em uma hora de duração, o especial traz os relatos sensíveis de Rowena sobre o próprio quadro, sobre aqueles que estão em uma situação parecida à dela e, principalmente, sobre a vida. Nas conversas com os outros participantes, aparecem o medo, a ansiedade e as dúvidas sobre o que fazer no pouco tempo que lhes resta.

Rowena não tenta amenizar a própria realidade com otimismo excessivo, tampouco cede a reflexões lúgubres o tempo todo. Ela deixou claro que câncer não a define, mesmo em um momento em a doença trazia dores constantes e dias especialmente difíceis. Ciente de que os tratamentos eram paliativos, ela estabeleceu o objetivo superar os seis meses que os médicos lhe deram, chegando ao aniversário de 40 anos, data a ser comemorada com uma festa de arromba que é documentada no especial.

Apreciar as coisas simples, acordar cedo para ver um eclipse solar, estar consciente dos pequenos prazeres e não rejeitar as oportunidades; fazer ensaio de fotos sensuais, discutir com uma psicóloga a ansiedade de aproveitar seus últimos dias, decidir entre cremação ou enterro – entre momentos difíceis do tratamento, pequenas vitórias e novas alegrias, Rowena se mostra uma jovem lidando com a morte. Ela faleceu em setembro de 2016, sete anos depois do primeiro diagnóstico.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato