Embratel Star One anuncia o início da construção de seu novo satélite Star One D2

Embratel Star One anuncia início da fabricação de seu novo satélite Star One D2
Embratel Star One anuncia início da fabricação de seu novo satélite Star One D2. (Imagem/Reprodução)
A Embratel Star One, a maior operadora regional de satélites do Brasil e da América Latina, anuncia os fornecedores internacionais contratados para construção e lançamento de seu novo satélite, o Star One D2, o segundo da frota de quarta geração, denominada família D. O Star One D2 será construído pela provedora líder de satélites comerciais no mundo SSL e será lançado por um foguete da francesa Arianespace no final de 2019.

“Estamos muito felizes em anunciar a parceria com a SSL e a Arianespace para a construção e lançamento do Star One D2 que reforça a posição da Embratel Star One como a maior operadora regional de satélite da América Latina”, afirma José Formoso, CEO da Embratel.

O Star One D2 é o décimo segundo satélite da frota da Embratel Star One e o maior já fabricado pela empresa. Ocupando a posição orbital de 70° W, o novo satélite será equipado com as Bandas Ka, para atender às demandas de backhaul de telefonia celular, C e Ku, para complementar as ofertas de capacidade para dados, vídeo, Internet de clientes corporativos e  backhaul celular, além de Banda X para o Ministério de Defesa.

O novo satélite complementará a cobertura de Banda Ka do Star One D1, ampliando as ofertas de backhaul e banda larga para todo o território nacional. O Star One D2 também garantirá a continuidade dos serviços em Banda C e Ku do Star One C2.

Com a Banda Ku, o satélite fornecerá capacidade de dados, vídeo e Internet para órgãos do Governo e grandes empresas de diversos setores das Américas do Sul e Central, incluindo o México, além de possibilitar a transmissão de sinais para TV por Assinatura. As ofertas de sinais de TV Aberta serão garantidas pela Banda C.

“Com o Star One D2, vamos ampliar nossas ofertas para o mercado corporativo e acelerar o processo de expansão de backhaul de telefonia celular e de banda larga no Brasil”, diz Gustavo Silbert, Diretor Executivo da Embratel.

O Star One D2 terá 6,2 toneladas, uma potência estimada de 19,3 KW e vida útil prevista de mais de 15 anos. Estará equipado com 28 transponders (receptores e transmissores de sinais) em Banda C, 24 transponders em Banda Ku, 20 Gbps de capacidade em Banda Ka e uma certa capacidade em Banda X para uso militar.

Além de pioneira na comunicação no Brasil, com a primeira geração de satélites brasileiros para comunicações domésticas na América Latina (1985), a Embratel Star One possui hoje o maior e mais moderno centro de operações de satélites do Brasil e da América Latina. Localizado em Guaratiba (RJ), controla e monitora a frota da empresa com uso da mais avançada tecnologia e com o suporte de uma equipe de engenheiros e técnicos brasileiros altamente especializados. O Centro de Controle de Guaratiba possui um dos maiores parques de antenas da América Latina para atendimento a aplicações do governo, das maiores empresas do Brasil, emissoras de TV, canais independentes e rádios.

A excelência do serviço de gerenciamento de satélites rendeu a Embratel Star One o título de primeira empresa no mundo certificada pelo ISO 9001:2000. Esse reconhecimento coloca a empresa como uma das mais confiáveis do planeta, atestando sua qualidade.

A Embratel Star One é credenciada de acordo com as normas do Inmetro (Brasil), da Ansi-Rab (Estados Unidos) e RVA (Holanda). Para garantir a melhor segurança da operação de sua frota, a Embratel Star One associou-se a SDA (Space Data Association), principal instituição que presta serviços de vigilância espacial a Operadores de Satélites, em 2011.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato