Header Ads

Documentário sobre criador do método ‘Gaga’ de dança estreia com exclusividade no Canal Curta!


Documentário sobre criador do método ‘Gaga’ de dança estreia na programação. (Imagem/Divulgação)
Estreia na Terça das Artes, 28, às 23h, o documentário “Gaga, o amor pela dança”, sobre Ohad Naharin, principal nome da dança contemporânea de Israel. Dirigido por Tomer Heymann, a produção traz a carreira do coreógrafo e diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva, que criou a linguagem de dança conhecida como "gaga". O método foi definidor na estética da dança israelense e influenciou companhias em todo o mundo. A obra levou o prêmio de melhor documentário na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2016.

A série inédita “Imortais da Academia” chega ao seu décimo primeiro episódio, na Quinta do Pensamento, 30, às 23h30. O capítulo fala sobre ocupantes da cadeira 11 da ABL, por onde já passaram alguns do maiores nomes da intelectualidade brasileira: o idealizador da instituição e considerado verdadeiro "pai" da academia Lúcio Mendonça, o escritor, político e antropólogo Darcy Ribeiro, o economista Celso Furtado e o atual ocupante, o sociólogo Hélio Jaguaribe. Produzida pela Giros e dirigida por Belisario Franca, “Imortais da Academia” conduz o público em um passeio pelo presente e pelo passado da ABL e é uma série financiada pelo Fundo Setorial Audiovisual, o FSA.

Na Sexta da Sociedade, 1, às 22h40, é a vez do documentário “Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas”, de Sandra Werneck, que aborda a violência contra a mulher e tem como objetivo ser uma ferramenta de conscientização sobre a causa. O documentário joga luz nos casos de agressão, abuso e assédio sexual vividos por mulheres conhecidas do público e anônimas. Entre as entrevistadas, estão a modelo e atriz Luiza Brunnet, a nadadora Joanna Maranhão e a escritora Clara Averbuck. O filme também documenta imagens de protestos que expõem a vulnerabilidade da mulher Brasil.

Navegando no universo da imaginação, a faixa “A Vida É Curta!”, na Quarta de Cinema, 29, exibe três produções com essa temática. Abrindo a sessão, “Meu Medo”, de Murilo Hauser, narra como o medo - seja lá qual for a sua causa - aguça os sentidos. Depois, é a vez de “Saliva”, com direção de Esmir Filho, que apresenta uma viagem na mente de uma menina de 12 anos prestes a dar seu primeiro beijo. Dúvidas e medos mergulhados em saliva. A produção foi eleita o Melhor Curta no Festival Internacional de Filmes de Cataluña (2007). Encerrando a faixa, “Cordilheira de Amora II”, documentário de Jamille Fortunato, traz a história de uma indiazinha Guarani Kaiowá que transforma seu quintal em um experimento do mundo. O curta conquistou diversos prêmios, entre eles o de “Melhor Curta – Júri Popular no Fest Cine América do Sul”, em 2015.

Histórias verídicas e emocionantes fazem parte do documentário “Amor?”, ainda na Quarta de Cinema, às 21h30. Dirigido por João Jardim, o longa-metragem conta com oito depoimento de pessoas que estiveram envolvidas em relações amorosas consideradas violentas ou destrutivas, interpretadas por atores profissionais. O elenco é formado por Júlia Lemmertz, Lilia Cabral, Mariana Lima, Fabíula Nascimento, Silvia Lourenço, Leticia Colin, Claudio Jaborandy e Angelo Antonio. A produção recebeu o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2010) e busca questionar a relação, muitas vezes íntima, entre o amor e a violência.

Os temas que marcaram a vida de  Raul Seixas, um dos maiores ícones do rock brasileiro, será exibido na Segunda da Música, 27,  no documentário “Raul - O Início, o Fim e o Meio”, de Evaldo Mocarzel, Leonardo Gudel e Walter Carvalho. O público poderá conhecer um pouco mais sobre sua parceria com Paulo Coelho, seus casamentos e outros momentos marcantes de sua trajetória, guiados através de imagens raras de arquivo, depoimento de familiares, artistas, produtores e amigos que conviveram com o astro que continua a mobilizar fãs mesmo 20 anos depois de sua morte.

Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.