A procura pelo serviço de TV paga continua em alta, diz CEO do grupo Claro

A alta demanda pelo serviço de TV paga, continua. (Imagem/Reprodução)
A demanda por TV por assinatura está tão grande quanto estava há dois ou três anos, antes do início da estagnação no crescimento da base do serviço. O que segura o crescimento do setor é a "falta de bolso". A constatação é de Daniel Barros, CEO da área residencial do grupo Claro. Em encontro com jornalistas nesta quinta, 14, o executivo afirmou que poderia seguir ampliando a base se não aplicasse nenhum filtro nos esforços de divulgação e venda, mas esse aumento não se sustentaria no média prazo. "Temos que aplicar um filtro em razão 'do bolso' do cliente e da inadimplência", explica o executivo, lembrando que o custo de venda e instalação por assinante é alto e só se paga em longo prazo. Segundo ele, aqueles que entraram na base do serviço após a grande movimentação de classes que houve no Brasil, mas que não tiveram fôlego para manter os pagamentos após o agravamento da crise financeira dos últimos dois anos.

Ainda assim, o grupo vem conseguindo manter a base, ou perder pouco, e ainda crescer em market share ao perder menos assinantes que os concorrentes. Para Barros, isso se explica pela rede da Net, de cabe e que cobre um região mais nobre. Essa rede não é tão afetada quanto as redes das operadoras de DTH, incluindo a Claro, que cobrem áreas mais carentes de infraestrutura.

Para o próximo ano, a expectativa é ter um crescimento, ainda que tímido, do serviço, impulsionado pela Copa do Mundo. O evento esportivo é um importante catalisador de venda de novos pacotes, bem como de upgrades nas assinaturas. "Se a economia voltar a crescer, podemos ter um crescimento mais expressivo", diz o executivo. Daniel Barros deixa no ar a possibilidade de expansão da rede, dizendo que não vai abrir a estratégia antes de fazer.

Para segurar o churn, a operadora vem investindo pesadamente no lançamento de canais em alta definição, que já são 95 no line-up da operadora. "O ritmo de lançamentos é tão avançado que temos dificuldade em comunicar a chegada dos novos canais", diz o CEO da Net.

Na banda larga fixa, garante Barros, a base segue em franco crescimento. Foram mais de 290 mil novos assinantes nos 10 primeiros meses do ano.

Sob demanda e IP

Esta ano a operadora investiu e novos serviços digitais, como o Replay TV, disponível para a base Top HD de São Paulo, que permite navegar para trás na grade de programação dos canais e fazer o cath up de conteúdos até sete dias após a exibição. Segundo Barros, o Now já contabiliza mais de 1 bilhão de streams, sendo que 95% é de conteúdo incluso nos pacotes dos assinantes. O acervo do Now já conta com mais de 30 mil títulos.

Outra novidade lançada este ano foi o "download to go", que permite baixar conteúdos do Now nos aplicativos dos dispositivos móveis para assistir offline.

Este ano foi liberado o acesso para os clientes da base HD da Claro HDTV diretamente pela TV – inicialmente na região de Campinas- e para a base pós paga por meio do aplicativo Now.

A Net já está com alguns testes fechados de uma nova plataforma de distribuição de conteúdo por IP, e isso deve ser ampliado, já em janeiro, para uma base comercial de cerca de 10 mil usuários. A ideia é dar uma experiência verdadeiramente multiplataforma, em que tododo conteúdo da TV paga esteja disponível em tempo real em dispositivos móveis, de maneira integrada (o conteúdo pode começar a ser assistivo em uma plataforma e depois continuar a assistir em outra), com uma nova ferramenta de busca e interface.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato