Assinantes de TV Por Assinatura caem enquanto serviços de streaming crescem


Um estudo divulgado pelo NPD Group indica que nos Estados Unidos o número de assinantes de canais premium de TV por assinatura, como HBO e Showtime, diminuiu nos últimos dois anos, enquanto o número de usuários de serviços de vídeo sob demanda por assinatura (SVOD), como o Netflix, aumentou.

Segundo o estudo, em março de 2012, 38% dos lares nos Estados Unidos assinavam canais premium de TV paga. Em agosto de 2013, esse número caiu para 32%. Já para os serviços de SVOD, no mesmo período, o estudo indica um aumento de 23% para 27% dos lares com assinaturas. Ainda de acordo com o estudo, o Netflix continua sendo o principal serviço de vídeo on demand por assinatura, mas Hulu Plus e Amazon Prime registram maiores taxas de crescimento.

O estudo também aponta que o modelo SVOD representa 71% de todas as transferências pagas de vídeo digital, apresentando, ainda, taxas de crescimento superiores às de outros modelos.

O Netflix atingiu 31,1 milhões assinantes nos Estados Unidos no fim do terceiro trimestre de 2013, 24% a mais que no ano anterior.

O estudo do NPD tem como base informações de transação de 450 mil usuários e uma pesquisa realizada com 7,5 mil consumidores.

Para o vice-presidente do NPD Group, Russ Crupnick, os consumidores veem os sites cada vez mais como uma alternativa à televisão convencional, na mesma medida em que tais serviços buscam trazer mais atrações e exibir programas tradicionais. Em entrevista ao site CNET, ele também explica que esse movimento pode significar uma busca por economia, devido à diferença de preço entre as duas categorias.

Uma pesquisa realizada pelo instituto JP Morgan fortalece ainda mais os resultados exibidos pelo NPD. De acordo com o instituto, mais de 40% dos americanos estão em cima do muro quando o assunto é televisão e consideram a substituição de uma assinatura convencional pelo pagamento de um serviço de streaming. Ainda, 17% dos entrevistados afirmaram nunca ter adquirido TV a cabo ou já terem as cancelado em prol do vídeo sob demanda.

Para tentar reverter esse quadro, as operadoras já começaram a se mexer. A Comcast, por exemplo, oferece descontos para seus assinantes na compra de serviços proprietários de streaming, como é o caso da HBO Go. E, como acontece no Brasil, muitas empresas já oferecem as opções a cabo e streaming em um mesmo pacote, por um valor conjunto.

Fonte: Telaviva | Canal Tech

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato