TV paga já se considera preparada para enfrentar concorrentes OTT


Durante o Congresso ABTA 2014, que acontece esta semana em São Paulo, o principal serviço over-the-top, o Netflix, não foi mencionado, pelo menos espontaneamente, pelas empresas do setor durante os debates. Há dois anos, o serviço dominou as discussões. Questionados durante um painel nesta quarta, alguns representantes do setor apontaram que o serviço ainda é visto como uma ameaça, mas agora o setor já está melhor preparado para enfrentá-la, ou, pelo menos, conviver com ela.

"Não diminuiu a nossa preocupação com este competidor. Temos algum silêncio em relação a ele porque estamos mais seguros. Não vamos baixar a guarda", diz Gustavo Ramos, diretor de novas mídias da Globosat.

Segundo o diretor geral dos canais Telecine, João Mesquita, a ameaça não é menor, uma vez que a Netflix tem condições "de guerrilha". Isso porque ela não está atrelada ao ecossistema da TV por assinatura e chega à casa do assinante sem precisar investir em infraestrutura nem depender de uma parceria com outras emprsas. "Esse ecossistema nos traz vantagens e desvantagens", diz. "Temos a vantagem de ter os blockbusters na primeira janela. Além disso, boa parte dos novos consumidores do Telecine já dá maior importância ao conteúdo on demand do que ao linear nos canais. Há assinantes que veem muitíssimo mais filmes no Now do que no linear", diz. "Consigo justificar nossa presença nesse ecossistema e nosso preço tendo 80% dos blockbusters lançados no Brasil", completa.

Rodrigo Marques, diretor executivo de estratégia e gestão operacional da Net, diz que a preocupação da indústria foi saudável no momento em que o novo serviço se preparava para aportar no País. "A indústria se preparou para atender à demanda por esse serviço. Hoje ele é só um serviço adicional, não uma ameaça", afirma.

Já o diretor geral da TIM Fiber, Rogério Takayanagi, acredita que o conteúdo mais forte ainda é o da televisão. "O conteúdo que as pessoas amam ainda está nos canais gratuitos e nos esportivos. Todos os players estão entrando nessa arena de forma preparada. O OTT, para nós, é mais oportunidade que ameaça. O grande desafio da indústria nesse momento é a pirataria, é levar o conteúdo legítimo para a base da pirâmide", diz.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato