NET acompanhará processo sobre joint-venture de TV paga


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) admitiu a participação da Net/Claro como terceira interessada no ato de concentração para formação da joint-venture – a Newco – formada pelas emissoras SBT, Record e Rede TV, para licenciamento conjunto de canais de programação para prestadoras de TV paga. A decisão da relatora do processo, conselheira Cristiane Schmidt, foi publicada nesta terça-feira, 27, e dá prazo de cinco dias para que a operadora se manifeste.

A conselheira também determinou a realização de instrução complementar do processo, que antes havia sido aprovado sem restrições pela Superintendência-Geral do órgão antitruste. No despacho, Cristiane reafirma que aceitou os recursos da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) e Sky, já admitidas como terceiras interessadas.

Em seu recurso, a ABTA contestou a análise do órgão antitruste, alegando ausência de instrução adequada, considerando o enquadramento da operação como não-sumário; imprecisão na delimitação da operação; ausência de instrução adequada quanto aos mercados afetados; impossibilidade de considerar a Newco como uma joint-venture e a necessidade de uma análise completa sobre o mercado de dois lados, que auxilie determinação dos limites máximos de elevação de preços. Para a entidade, a negociação conjunta das requerentes é um bundling anticompetitivo e afirma que a Newco não competirá com a Globo, de forma que a operação apenas favorece a coordenação tácita. Afirma ainda que as motivações para aprovação da operação são artificiais e que não há eficiências que justifiquem a aprovação da operação.

Já a Sky, em seu recurso, defende que o Cade reprove a operação. "Tal como apresentado, o ato de concentração não deve ser conhecido, uma vez que a oferta pretendida pelas requerentes é incompatível com as restrições que pesam sobre elas em razão de sua condição de concessionárias de um serviço público e sendo a atividade juridicamente impossível, não há que se falar em um 'mercado de licenciamento de canais de TV aberta para SeAC'", sustenta a operadora.

O objetivo das emissoras SBT, Record e Rede TV é de que, ao final da digitalização dos canais, a Anatel opte por extinguir o carregamento obrigatório das TVs abertas pela TV paga, o que abriria espaço para o licenciamento oneroso dos canais abertos já digitalizados. Na avaliação inicial, o Cade não viu prejuízos ao mercado com a junção das TVs, alegando que as duas maiores operadoras da TV paga, que detêm 83% do total de assinantes, já estão pagando a Globo para transmitir sua programação digital, como permite a lei 12.485/11, sem prejuízos aparentes.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato