Crise econômica obriga assinantes mais pobre a cancelar TV por Assinatura


A debandada de assinantes que a TV paga sofreu em 2015, a maior desde 2003, foi liderada por telespectadores que habitam as periferias e morros das grandes cidades, onde a TV a cabo não chega. Dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgados nesta sexta (29) escancaram que a crise econômica pela qual atravessa o país está obrigando o assinante mais pobre a cancelar o serviço.

O setor de TV por assinatura esperava ultrapassar a casa dos 20 milhões de assinantes em 2015. Acabou encerrando o ano servindo 19.049.764 domicílios, 535.561 a menos do que tinha em dezembro de 2014. A queda se acentuou no segundo semestre, principalmente em novembro. Comparada com março, último mês em que a TV por assinatura viu seus números crescerem, a debandada foi de 712.644 assinantes em nove meses.

A perda de assinantes, no entanto, está afetando quase somente as operadoras de DTH (sigla para direct to home, como é chamado o serviço via satélite, captado com miniparabólicas). Responsáveis por 58% do mercado nacional, as mini parabólicas perderam 684 mil assinantes de julho a dezembro. Já o cabo, com 41% do mercado, recuou só 33 mil. Isso quer dizer que a TV por assinatura está perdendo clientes da classes C, justamente o público que impulsionou seu crescimento "chinês" de 2009 a 2014, fazendo o setor dobrar de tamanho em apenas cinco anos. O DTH é um serviço que atende principalmente as periferias, morros e áreas rurais.

Quando separados por operadoras, os dados da Anatel deixam a crise do DTH ainda mais evidente. Maior operadora do país, com atuação somente via cabo, a Net passou ilesa pela crise. Ganhou 365 mil novos clientes e fechou 2015 com 7,165 milhões de acessos, um crescimento de 5,3%, segundo o site Tela Viva, especializado no setor. Já a Claro, operadora de DTH do mesmo grupo da Net (Amércia Móvil), desligou 650 mil assinantes de sua base, um tombo de quase 20%. Também operadora de DTH, a Sky, segunda maior empresa do setor, perdeu 199 mil clientes. Fechou o ano com 5,4 milhões de assinantes.

É o pior momento da TV por assinatura desde 2003, quando 300 mil clientes cancelaram o serviço. Mas, diferente de 12 anos atrás, os empresários do setor ainda não falam em crise grave, apesar de registrarem quedas nas receitas e já fazerem cortes em investimentos. Argumentam que a retração da TV paga (2,8% no ano passado) é inferior à da média da economia brasileira. A crise nacional é apontada como a principal vilã da perda de assinantes (e não a Netflix).

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato