Discovery estreia "Guerreiros do Pacífico", nesta quinta-feira


A partir desta quinta-feira, 25 de fevereiro, às 22h20, o Discovery documenta o trabalho de pescadores havaianos durante a temporada de verão, com a estreia da série GUERREIROS DO PACÍFICO (Pacific Warriors).  Em episódios com uma hora, a atração acompanha as saídas ao mar de pessoas que vivem daquilo que o Oceano Pacífico provê.

Os treze protagonistas – doze homens e uma mulher – são especialistas em ler as condições do mar, em entender as correntes, prever o comportamento dos peixes e as instabilidades meteorológicas típicas daquela região. Alguns pescam para vender e lucram alto, outros veem no mar o meio de subsistência e pescam durante todo o ano para garantir as próprias refeições.

Todos, entretanto, são aventureiros que se lançam em águas revoltas inspirados pelas tradições de ancestrais – os antigos pescavam a bordo de canoas estreitas, construídas em madeira, ou com arpões esculpidos com varas de bambu . Hoje, a pesca havaiana conta com caiaques e arpões especiais que facilitam o trabalho, mas não diminuem a vulnerabilidade dos pescadores diante do oceano.

No mar que cerca o arquipélago, vida abundante e beleza contrastam com os riscos que as águas profundas escondem. Os GUERREIROS DO PACÍFICO  levam apenas iscas vivas, remos e equipamentos básicos, na esperança de retornar carregados com o pescado precioso.

As ilhas do Havaí surgiram ao longo de milhões de anos pela força da lava incandescente e estão circundadas por penhascos rochosos debruçados sobre o Oceano Pacífico. Ali, as profundezas formam abrigo perfeito para um reino de espécies marinhas. Entre as mais lucrativas estão peixes gigantescos, variedades de atum e espadarte que chegam a pesar mais de 200 quilos e a valer milhares de dólares.

Entre os protagonistas da série está Kimi Werner, uma das mais audaciosas pescadoras do Havaí. Ela utiliza arpão em mergulho livre – chega a nadar além dos quarenta metros de profundidade e é capaz de permanecer em apneia por mais de quatro minutos. Sabe que o medo é fundamental para quem escolhe uma profissão que implica em perigo constante. Afinal, lançar-se no mar em aventuras solitárias, sem tanque de oxigênio, não é para displicentes. Seu objetivo é viver do oceano e o produto da pesca é para consumo próprio.

Andy Cho e seu parceiro, Rob Wong Yuen, são os mestres da pesca comercial em caiaques – em suas embarcações individuais, eles fazem as vezes de toda a tripulação de um pesqueiro e vencem as ondas e correntezas com remos e pedais. Nesta temporada, esperam pescar o equivalente a 80 mil dólares.

Boogie-D é um veterano com mais de vinte anos de pesca que tem como principal objetivo treinar o novato Jason Valle. Jason perdeu o pai antes de se tornar aprendiz –  Boogie-D sabe da responsabilidade que isso significa. Já Jon-Jon trabalha o ano todo no mar e pesca para alimentar a família que está prestes a crescer. Nascido em Maui, ele tem esposa, três filhos e um bebê a caminho. Respeita os conhecimentos transmitidos ao longo das gerações de sua família e tem como objetivo quebrar o recorde de maior espadarte já fisgado em caiaque – para isso, precisa encontrar um gigante com mais de 225 quilos.

No primeiro episódio de GUERREIROS DO PACÍFICO, Rob fisga um atum pesando cerca de 50 quilos. O sangue do animal atrai tubarões instantaneamente – Rob e Andy sabem que os ataques ocorridos no Havaí triplicaram nos últimos três anos e precisam se proteger. Kimi está em busca do jantar; ela vasculha o fundo do oceano para encontrar polvos e os define como verdadeiros escapistas, especializados em camuflagem e fugas.

Boogie-D leva Jason para um local de pesca de difícil acesso; o novato fisga um tubarão que o arrasta para uma das mais perigosas correntes do Pacífico. Depois, ele se perde de Boogie-D e o veterano aciona o barco que serve de base para a equipe de filmagem – de repente, eles estão em meio a uma missão de resgate. Finalizando o episódio, Andy consegue uma briga com um atum de quase sessenta quilos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato