TIM encerrá as atividades do serviço Blue Box


A TIM começou a enviar a clientes um aviso de que o Blue Box será encerrado em 29 de fevereiro. O produto, anunciado em 2014, mas lançado apenas em meados de 2015, é um set-top box com sintonizador digital e capacidade de baixar aplicativos. Entre os apps que trazia estavam o Netflix e a Self TV, este último da TV Alphaville e que permitia aos assinantes Live TIM em São Paulo e Rio de Janeiro assinar canais da operadora de TV.

A companhia não dá muitos detalhes no comunicado. Diz apenas que o produto Live TIM Blue Box será descontinuado e a comercialização suspensa. “Em 29/02/16 o serviço será cancelado, mas atuais clientes poderão continuar utilizando o serviço Live TIM Blue Box normalmente até esta data”. O encerramento não impacta a oferta de ultra banda larga em fibra da companhia.

No ano passado, fontes ouvidas pelo Tele.Síntese afirmaram que o produto havia encalhado. A ideia inicial era de distribuição ao varejo, além de vendas na loja online da operadora. Mas a distribuição ao varejo nunca aconteceu. Teriam sido colocados à venda cerca de 10 mil unidades, mas apenas 4 mil foram vendidas.

Mas revela que o desaquecimento da economia foi crucial para a decisão. “O atual cenário macroeconômico motivou a decisão de descontinuar o Blue Box e interromper as vendas do serviço”, diz, em nota. Ela está orientando os clientes de serviços por assinatura integrados à caixinha, como Self TV ou Netflix, a realizar o cancelamento da conta com o parceiro. “A TIM informa que continua avaliando novos modelos de negócio envolvendo os segmentos de entretenimento e conteúdo”, acrescenta.

Como fica?

O projeto, no entanto, não está morto. A TV Alphaville promete encampar a inciativa, assumindo vendas e distribuição, e mantendo o uso da rede da TIM para transmissão dos conteúdos da Self TV. “Há muito potencial, a rede de fibra da Live TIM acrescenta 20 mil, 40 mil usuários por mês”, diz Cristina Budeu, CEO da TV Alphaville. A TV Alphaville estaria fechando os últimos detalhes do novo modelo com a TIM, no qual também a MTel, desenvolvedora da plataforma, estaria disposta a entrar como sócia.

Cristina diz que pouco vai mudar para os consumidores que assinaram a Self TV – cerca de 500. Eles continuam a pagar a mensalidade da TV paga normalmente. Também afirma que não haverá mudança no preço do aparelho (cerca de R$ 600), nem da assinatura da Self TV (a partir de R$ 30). “O produto não vai mais chamar Blue Box, vai ter outro nome. Mas vamos tentar fechar acordos também com várias outras redes”, antecipa.

A própria TV Alphaville, acrescenta, tentará renovar o acordo com a Netflix para manter a distribuição do app pela nova caixa. Programadoras também vão colocar seus apps OTT ali, como a Fox, que já teria aceitado instalar o Fox Play, e a Turner, que deve oferecer o Cartoon Go.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato