BBC Earth estreia novo programa "Dissecção Inseto"


Para cada ser humano na Terra, existem 200 milhões de insetos. Eles sobreviveram a diversas eras geológicas e estão presentes nos mais variados ambientes. O programa Insect Dissection: How Insects Work (Dissecção Inseto) revela detalhes da anatomia destes animais que explicam seu sucesso na ocupação do planeta. A produção vai ao ar no canal BBC Earth na quarta-feira, dia 6 de abril, às 19h15, com reapresentação na quinta-feira, 7 de abril, ao meio-dia.

A apresentação é dos entomologistas (cientistas especializados em insetos) James Logan e Brendan Dunphy. Em um laboratório equipado com aparelhos de alta tecnologia, eles dissecam alguns insetos para mostrar detalhes e curiosidades de sua anatomia. Eles explicam, por exemplo, como funcionam os mecanismos de defesa. Sobre este assunto, os apresentadores conhecem o pesquisador Justin Schmidt, que usou o próprio corpo para criar uma escala que define a intensidade da dor da picada de mais de 150 tipos de insetos.

O sistema digestivo, eficiente a ponto de permitir que eles se alimentem de praticamente qualquer substância orgânica, também é abordado. O sistema respiratório é outro ponto analisado pelos cientistas. Um estudo da Universidade do Arizona feito com baratas comprovou que o tamanho dos insetos está diretamente relacionado à concentração de oxigênio disponível no ar. Por esta razão, há registros de fósseis de libélulas da Pré-História que tinham cerca de 70 centímetros de envergadura das asas, já que a quantidade de oxigênio no ar em eras geológicas passadas chegou a 30% (hoje ela é de 21%). 

Outro aspecto pesquisado é o sistema nervoso, composto de um cérebro simples que comanda as funções sensoriais (visão e antenas, por exemplo) e diversos gânglios responsáveis por outras atividades como a locomoção, a respiração e a digestão.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato