Discovery Theater HD estreia especial inédito "DESAFIO NO POLO NORTE"


O Polo Norte é terra proibida para os humanos. No universo desconhecido e inóspito da calota polar, não existem quaisquer condições que favoreçam a sobrevivência de nossa espécie. Experientes aventureiros, Eric Larsen e Ryan Waters enxergam as dificuldades como um convite, e estão determinados a conquistar a natureza gelada.

Na quinta-feira, 14 de abril, às 21h10, o Discovery Theater HD registra a jornada da dupla com o especial inédito DESAFIO NO POLO NORTE (Last Race to The Pole). Com uma hora e meia de duração, a produção é um diário de bordo que documenta a expedição: sem equipamentos motorizados, equipes de assistência ou suporte, os dois percorrerão cerca de 800 quilômetros ao longo de dois meses, atravessando a calota polar para chegar ao extremo geográfico setentrional em tempo recorde.

Além de vencer os intempéries do Ártico, é preciso carregar os víveres e ferramentas em trenós que eles mesmos arrastam pela paisagem desoladora – cada um leva quase 150 quilos em equipamentos e mantimentos. A carga representa fator crítico e, ao mesmo tempo, a garantia de itens básicos para sobrevivência. Com ela, os dois transpõem fendas no gelo, nadam em trechos alagados, enfrentam temperaturas congelantes e registram a própria aventura.

Da beleza da aurora boreal à violência das tempestades, as circunstâncias da missão oscilam entre a aventura humana e um desafio de vida ou morte. A calota polar é o mar Ártico congelado e, com o aumento da temperatura no planeta, as condições do gelo se tornaram extremamente instáveis. O que já era perigoso passa a ser quase impossível, mas a dupla está determinada a seguir com esta que pode ser uma das últimas expedições do tipo.

O documentário capta vitórias e frustrações de uma façanha realizada, até hoje, por meia centena de aventureiros. Pelo caminho, os esperam as rajadas de vento cortantes, noites difíceis, fome, exaustão física e emocional, além de riscos de todo tipo – entre eles a ameaça do iminente encontro com um dos mais ferozes e adaptados predadores, o urso polar. 

Eric Larsen é guia de expedições na região polar e, durante os últimos 20 anos, documenta os impactos das mudanças climáticas nas grandes paisagens geladas da Terra. Em 2010, ele foi o primeiro aventureiro a chegar aos polos norte e sul e a escalar o Everest – o ineditismo consiste em realizar as três expedições em um só ano. Agora, entretanto, com o aquecimento global, Eric sabe que as dificuldades serão grandes, até mesmo para ele.

Ryan Waters é alpinista, guia, e já conquistou as maiores montanhas dos sete continentes. Ele esteve por duas vezes no topo do Everest e, em 2010, completou uma jornada de 70 dias rumo ao polo sul – uma expedição sem equipes de suporte ou assistência.

DESAFIO NO POLO NORTE começa com os treinamentos de Eric e Ryan – que incluem subir ladeiras arrastando pneus para simular o peso dos trenós –, as despedidas das famílias e os preparativos para a viagem. Depois de uma série de voos, eles chegam a Resolute, povoado no extremo norte do Canadá, com população em torno dos 240 habitantes. De lá, a dupla parte rumo à jornada épica que o Discovery acompanha em detalhes.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato