Discovery estreia Free Ride com primeiro episódio gravado no Rio de Janeiro


Nove mil quilômetros, pés descalços e nenhum centavo no bolso – esse é o plano de viagem de Rob Greenfield. Ativista que busca subverter a lógica da relação com o dinheiro, ele recruta o cinegrafista James Levelle para uma aventura registrada pela nova série do Discovery, FREE RIDE.

No ar a partir de domingo, 15 de maio, às 20h40, a produção documenta a jornada da dupla por sete países da América Latina, começando em terras brasileiras e narrada em seis episódios com uma hora cada. Pela frente estão 72 dias de caronas, improvisos e situações insólitas que a produção capta em detalhes.

Partindo do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Rob e James têm o Panamá como destino e, ao longo do percurso, percebem que cada dia é um novo desafio de sobrevivência, parte de um experimento social que apresenta possibilidades tão fascinantes quanto perigosas.

Sem refeições garantidas ou locais para dormir, eles precisam explicar a proposta da viagem a desconhecidos, na esperança de encontrar almas generosas e dispostas a ajudar. A primeira pernoite, por exemplo, acontece no Morro do Vidigal, onde eles limpam a casa da anfitriã em troca de abrigo.

Rob é um especialista em sobrevivência vegetariano, com credenciais e métodos heterodoxos – revirar lixeiras em busca de comida é parte do repertório que ele utiliza para vencer os desafios das paisagens urbanas. Para ele, viver além dos limites da conveniência e do conforto é mais do que o pretexto para a viagem, é a filosofia e o estilo de vida que escolheu para si.

Junto a Rob está James, o cineasta responsável por documentar toda a aventura. A dupla precisará descobrir maneiras alternativas para garantir o alimento, para providenciar transporte e, em muitas ocasiões, dependerá da hospitalidade e da ajuda dos desconhecidos que encontrar pelo caminho. Rob e James levam consigo apenas itens e ferramentas básicas, como cantil e saco de dormir.

Os dois não se conheciam até o início das filmagens. Apesar de já ter filmado em circunstâncias extremas e viajado o mundo como cinegrafista, James nunca praticou os métodos de vida de Rob. Recém-apresentados, eles embarcam em uma jornada que promete tempos difíceis e ocasiões que pedirão confiança na nova amizade e fé na humanidade.

Rob mora em San Diego, Califórnia. Lá, ele cultiva o próprio alimento e vive em uma casa onde cabem apenas a cama e uma estante com roupas e livros. Adaptado à vida minimalista, ele se orgulha de suas escolhas e diz ter tudo que precisa.  A viagem pela América Latina não é a primeira; Rob já cruzou os Estados Unidos  a bordo de uma bicicleta, recolhendo alimentos de lixeiras. Agora, ele quer ir além da própria zona de conforto com FREE RIDE.

“FREE RIDE é uma aventura que coloca à prova a minha própria capacidade de solucionar problemas, de procurar e criar recursos, de confiar em minha capacidade e de acreditar na bondade do outro”, diz Greenfield. “As pessoas dizem que o dinheiro move o mundo, mas o que acontece quando você resolve mover-se pelo mundo sem o dinheiro?”, acrescenta Levelle.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato