Especial inédito investiga os efeitos dos videogames no comportamento no BBC Earth


Games violentos tornam as pessoas mais agressivas? Jogar videogame traz algum benefício?  Os chamados “gamers” podem ficar viciados em jogos? Estas perguntas são respondidas no especial Should You Really Play Video Games? (Você Deve Jogar Videogame?), atração inédita do canal BBC Earth nesta quarta-feira, 1º de junho, às 23 horas. Produzido em 2015, o programa revela aspectos da influência dos jogos eletrônicos na mente humana, levantados a partir de estudos realizados nos Estados Unidos e na Europa. A produção tem reapresentação no dia seguinte, 2 de junho, às 15h25.

O aumento de agressividade e a menor sensibilidade a cenas cruéis foram analisados em pesquisas com jovens e adultos, após jogarem games violentos. Os especialistas norte-americanos Craig Anderson e Doug Gentile, da Universidade de Iowa, e Brad Buchmann, da Universidade de Ohio State, relacionam as ações reais de violência e o crescimento no consumo de jogos.

O especial mostra ainda um teste que detecta o vício em games. A avaliação, conduzida pela neurocientista Valerie Voon, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, investiga se uma jovem que passa mais de 20 horas por semana jogando está dependente. Sobre este assunto, o psicólogo Mark Griffiths, da Universidade de Nottingham Trent, também no Reino Unido, pondera ao dizer que o excesso de tempo participando de jogos pode não significar necessidade deles.

Por fim, a produção apresenta benefícios que os games podem oferecer. Para os idosos, o neurologista Adam Gazzaley, da Universidade da Califórnia, São Francisco, desenvolveu um jogo que auxilia na atividade cognitiva, pois desenvolve a atenção e a memória. Já o jogo “Underground”, no qual duas garras são necessárias para livrar um robô do labirinto, é utilizado como treinamento por cirurgiões de laparoscopia (cirurgia por meio de câmeras), como o doutor Henk Hoedemaker, do Centro Médico Universitário de Groningen, na Holanda.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato