O conteúdo nacional já supera cota na TV paga


As cotas de programação na TV por assinatura, impostas pela Lei do SeAC, já não são mais um grande problema para o setor. Segundo o diretor de programação da Net/Claro, Fernando Magalhães, os canais de conteúdo brasileiro qualificado acabaram funcionando bem nas operadoras. No ano passado, a operadora chegou a ter mais canais de conteúdo brasileiro qualificado do que a cote exige. "Depois, o GNT deixou de se qualificar e acabamos ficando apenas com os 12 exigidos", diz o executivo. "Se não houvesse mais a obrigação, provavelmente manteríamos a maioria desses canais", completou Magalhães durante evento de apresentação da Feira e Congresso ABTA 2016 à imprensa nesta terça, 21.

Medir a relevância destes canais não é uma tarefa fácil, já que muitos contam com audiência baixa. No entanto, a maior parte deles, explica Magalhães, são destinados a nichos, como a FishTV, destinado aos amantes da pescaria, ou o Arte1 e o Curta!, que atendem a um público de alto poder aquisitivo. "A audiência não é a única forma de medir a importância de um canal. Por esta lógica, os canais infantis seriam os mais relevantes, e não aqueles assistidos por quem paga a assinatura", completa.

Conteúdo

Para as programadoras, que têm de cumprir as cotas de conteúdo na grade de programação, a regra também já está assimilada. "As cotas começaram a valer no momento de explosão da TV por assinatura no Brasil. Aconteceria naturalmente (o aumento de produções nacionais)", diz Alessandra Pontes, VP de vendas e relações com afiliados da Discovery Networks. "Continuamos investindo, independentemente das cotas", completa.

Segundo o presidente da ABTA, Oscar Simões, um efeito concreto das cotas foi o superaquecimento do setor de produção. "Houve um tremendo aumento de custo para o setor. Espero que ajude a ampliar a base de assinantes também. Ainda não há dados concretos nesse sentido", disse.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato