Segundo Ancine, conteúdo nacional supera as cotas de programação na TV paga


O volume de horas de programação nacional nos canais de TV por assinatura já supera a cota imposta pela Lei do SeAC, apontou a diretora da Ancine, Rosana Alcântara durante o Congresso ABTA 2016 nesta quarta, 29. Segundo a diretora, a agência reguladora nota que, sobretudo nos canais infantis, o conteúdo nacional não está no que ela chamou de "horário nobríssimo", que seria a fatia mais nobre da faixa horária. Segundo ela, os conteúdos nacionais estão nos primeiros minutos do horário nobre. "OK, mas estamos acompanhando o comportamento dos canais", alertou.

Sobre a regulação dos serviços de VOD, Rosana deu a entender que não depende da Ancine dar continuidade. Segundo ela, houve um debate com o setor de três a quatro anos. "O debate no CSC foi concluído e publicado no final do ano passado. A Ancine, sendo convocada a lidar com a matéria, deve ofertar à sociedade, ministérios e governo, informações sobre a matéria. Depende da demanda", disse.

Para o diretor de Regulação e Novas Mídias do grupo Globo, Marcelo Bechara, não é necessário um projeto de lei para tratar do VOD. "Esse debate foi feito no âmbito da discussão do SeAC. Já era uma realidade, ainda que embrionária – e continua sendo embrionário. Acho temerário falar em regulação do VOD nesse momento, porque o mercado precisa se desenvolver", disse. "Temos tendência de carregar essa bandeira da regulação igual a todos, mas é falacioso. A gente tende a comparar coisas que não são necessariamente iguais" opinou Ana Paula Bialer, sócia da Bialer, Falsetti & Valadares Advogados.

Segundo Rosana, "a opção da Ancine foi não ampliar a interpretação da Lei 12485, porque não daria conta de todo o espectro".

Pirataria

Ricardo Castanheira, diretor geral da Motion Picture Association Latin America, aproveitou o evento para convidar a Ancine a se juntar às entidades do audiovisual brasileiro na defesa do bloqueio de sites piratas. "O bloqueio de sites foi adotado na UE. Aqui no Brasil, vinham com o fantasma da censura. Um juiz poderia ordenar um provedor de conexão que bloqueie o acesso a uma aplicação, normalmente um site, que esteja fora do Brasil e sem representação local", disse.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato