Ancine propõe abrir diálogo para estimular a TV paga e combater a pirataria


Para o presidente da Ancine, Manoel Rangel, as manifestações do setor de TV por assinatura pedindo a desregulação do setor, ou pelo menos a flexibilização das regras, são um sinal de um desejo de relativizar determinadas regulações e rediscutir a dosagem. "E isso é legítimo, mas a regulação é imprescindível para assegurar diversidade, pluralidade de opiniões, ampla circulação e ampla participação de diferentes agentes econômicos", disse. Segundo Rangel, a agência "seguirá cuidando da Lei 12.485" e continuará sendo o centro de informações, dados e inteligência do setor. No entanto, em apresentação na ABTA 2016, o presidente da Ancine se mostrou disposto a juntar forças com o setor para buscar estímulos à retomada de crescimento, inclusive com uma revisão tributária e para o combate à pirataria. "Conte comigo e a Ancine para traçarmos um plano para ampliar a demanda dos conteúdos", disse ao presidente executivo da ABTA, Oscar Simões.

Os meios de distribuição de conteúdos audiovisuais, apontou Rangel, necessitam de esforços do setor e também do governo, para estimular o crescimento. "A carga tributária tem que ser encarada de maneira que a gente enfrente excessos. Tal qual existe um teto no ISS, é necessário um teto no ICMS. Isso pode facilitar a contenção de excessos", disse. "O discurso genérico do aumento de carga tributária é eficiente como denúncia, mas com pouco resultado prático", completou.

Pirataria

A Ancine tem um núcleo de combate à pirataria, com diversas experiências de aproximação com as delegacias regionais da Polícia Civil e com a Polícia Federal. "A Polícia Federal sempre nos remete à Polícia Civil, e a legislação de combate à pirataria tem deficiências a serem superadas, embora esteja avançando", disse.

Segundo Rangel, é boa a ideia de uma organização num esforço de aumento da demanda também para combater a distribuição ilegal dos conteúdos. "Combinar repressão com estímulo ao setor pode ser a solução. Me animo para organizar uma ação assim. Acredito que o presidente da Anatel (João Rezende) e os ministros da Cultura e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Marcelo Calero e Gilberto Kassab, respectivamente) também se animariam", disse.

Multas

Questionado por Simões sobre multas pesadas "em questões de pouca relevância em relação ao assinante" que estão sendo endereçadas às operadoras, Rangel solicitou elementos objetivos que permitam "enxergar a dosimetria da aplicação de sanções para as diversas ocorrências e eventuais infrações", se colocando disposto ao diálogo.

O presidente da Ancine aconselhou as operadoras a se anteciparem e resolver eventuais problemas acusados pela agência, evitando assim serem notificados. "O aviso permite a reparação instantânea. Alguns aguardam terem sido notificados, mas, depois de aberto o processo sancionatório, a reparação já não é espontânea", explicou.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato