Animal Planet estreia série inédita "Planeta Macaco"


Humanos, símios, macacos e lêmures – todos são primatas e, mesmo que as sutis diferenças genéticas tenham efeito crucial nas trajetórias evolutivas,  nós e eles temos muitas semelhanças: a começar pelo polegar opositor e a capacidade de imitar nossos pares – determinante, por sua vez, no processo de aprendizado.

Na série PLANETA MACACO (The Real Apes of the Planet), o Animal Planet explora as diferenças e semelhanças entre algumas das centenas de espécies que fazem parte da ordem dos primatas. Com estreia na terça-feira, 12 de julho, às 21h30, os três episódios de uma hora revelam a variedade de características biológicas, de comportamentos e as impressionantes similaridades que eles, os primatas selvagens, têm conosco, seres humanos.

As câmeras do canal viajam a diferentes partes do planeta em um esforço comparativo que destaca práticas e comportamentos dos diferentes primatas. Ao investigar a organização social,  os cuidados com a higiene, relações entre indivíduos de um mesmo clã, táticas de sobrevivência e capacidade de solucionar problemas considerados complexos, a produção destaca os comportamentos que nos aproximam destes animais e aqueles que determinam a adaptação das diversas espécies a seus habitats.

Em Uganda, os chimpanzés mostram-se capazes de utilizar ferramentas; uma espécies de macacos da Tailândia encontrou um jeito inteligente de usar o fio dental após as refeições; em Bornéu, orangotangos aprenderam com os humanos a tomar banho nos rios locais esfregando o próprio corpo com sabão; em Iowa, um bonobo chamado Kanzi escolhe seu próprio alimento para o piquenique; e o macaco-prego-de-cara-branca, que vive na floresta tropical da Costa Rica, descobre a seiva de uma árvore que funciona como repelente.

Em imagens que captam os detalhes destes comportamentos, PLANETA MACACO demonstra como a engenhosidade é fator determinante para a sobrevivência de diferentes espécies de primatas e como esses animais reagem aos estímulos do mundo de maneiras singulares, por influência do grupo e de suas próprias personalidades.

"O universo dos primatas é vasto e composto por espécies interessantes. Infelizmente, muitas delas estão ameaçadas devido à destruição do habitat, o comércio ilegal e doenças", afirma Jane Goodall, pesquisadora de primatas, fundadora do Instituto Jane Goodall e Mensageira da Paz das Nações Unidas. "É importante que cada indivíduo compreenda o papel que pode desempenhar na criação de um futuro de esperança, tanto para os os primatas quanto para todas as espécies que compartilham a Terra como lar".

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato