Animal Planet exibe o especial Tom Hardy: Salvando Animais

 Tom Hardy: Salvando Animais estreia no Animal Planet. (Divulgação)
Na terça-feira, 2 de agosto, às 22h20, o Animal Planet apresenta a nova empreitada de Tom Hardy (de Mad Max: Fury Road e O Regresso) com a estreia do especial TOM HARDY: SALVANDO ANIMAIS (Poaching Wars with Tom Hardy). Apaixonado pela vida selvagem da África, o ator inicia uma cruzada para chamar a atenção do público para a realidade dos animais da savana: eles estão sob a ameaça constante da caça ilegal e comércio clandestino.

Em dois episódios de uma hora apresentados em sequência, TOM HARDY: SALVANDO ANIMAIS narra a viagem ao território meridional do continente africano  e revela um contexto de contrastes, apresentando os extremosa – a beleza majestosa e a profusão da vida na savana; a morte e violência de uma rede de traficantes que disputam dinheiro, território e poder enquanto dizimam espécies ameaçadas de extinção.

Hardy conhecerá as pessoas que estão na infantaria desta batalha contra o tráfico de animais, buscando as raízes de uma crise contemporânea que se desenvolve em países cujas histórias são marcadas por conflitos, guerras civis e pobreza extrema.  Os animais são a parte vulnerável de uma cadeia financiada por mercados consumidores gigantescos – clientes que pagam caro por iguarias que colocam animais e humanos em risco.

No primeiro episódio, Hardy descobre que marfim e chifres de rinocerontes são muito valiosos no mercado clandestino internacional – o primeiro é utilizado como matéria prima para joias e objetos nobres; o segundo, acredita-se, tem poderes de cura para doenças humanas.

Na África do Sul, Hardy conhece Miles Lappeman: há mais de duas décadas, ele trabalha para reprodução de rinocerontes e já foi vítima do tráfico, quando caçadores invadiram sua propriedade e mataram oito de seus 22 animais. Vincent Barkas também é fonte do documentário e conta que os caçadores são, em geral, ex-militares munidos com armamento pesado e tecnológico. O jornalista Julian Radeymeyer dá detalhes sobre o trabalho de apuração que faz por três anos, no mapeamento das redes internacionais de tráfico de animais: a dimensão do problema já assume escala mundial.

No segundo episódio, o ator vai a Botsuana para conhecer Tshekedi Khama, ministro local do meio ambiente e turismo, e descobre como ele consegue articular estratégias bem-sucedidas de combate à caça clandestina. No delta do  Okavango, Hardy conversa com o Dr. Mike Chase, que há dez anos estuda os elefantes selvagens daquele país – em números, Chase ilustra a alarmante realidade dos animais que são mortos para abastecer a indústria do marfim. Hardy participa de uma das operações das forças armadas locais na patrulha das fronteiras.

Depois, em Moçambique, uma realidade extrema: a ausência de práticas efetivas para coibir a caça ilegal facilita a matança de elefantes. Por fim, na Tanzânia, Hardy conhece Tony Fitzjohn e seu trabalho nas últimas três décadas para defesa de rinocerontes – hoje, Tony administra um santuário e, depois de muitas decepções e perigos, tem uma abordagem pragmática sobre a luta contra o tráfico.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato