‘Uma Noite em 67', é uma das estreias da semana no Curta!


No teatro: aplausos, vaias, um violão quebrado, guitarras estridentes. No palco: os jovens Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo. As músicas: “Roda Viva”, “Ponteio”, “Alegria, Alegria”, “Domingo no Parque”. E só um deles sairia vencedor. Isso é "Uma Noite em 67", documentário de Renato Terra e Ricardo Calil, a grande estreia da semana da programação do Curta!, um convite para viver a final do Festival da Record que mudou os rumos da MPB. A atração estreia na Segunda da Música, dia 18.

Na Terça das Artes, dia 19, vai ao ar “Oscar Niemeyer – A Vida É Um Sopro”, que narra a trajetória do consagrado arquiteto Oscar Niemeyer e mostra como sua vida profissional se cruza com a história do Brasil. No documentário, ele conta de maneira descontraída como criou os principais projetos de sua autoria e cita marcos como a introdução da linha curva. A produção traz ainda imagens inéditas e depoimentos de nomes como José Saramago, Eduardo Galeano, Carlos Heitor Cony, Ferreira Gullar, Eric Hobsbawn, Nelson Pereira dos Santos, Chico Buarque, entre outros.

Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes, é a atração da Quarta de Cinema, dia 20. O road movie sobre o encontro de dois homens de mundos completamente distintos se passa no sertão brasileiro em 1942. Na trama, Johann (Peter Ketnath) é um alemão que fugiu da Segunda Guerra Mundial e que vende aspirinas pelo interior do país a bordo de um caminhão. Ele conhece Ranulpho (João Miguel), homem simples do sertão que, ao pegar uma carona com o alemão, se torna seu ajudante. Os dois viajam por diferentes povoados, exibindo promocionais sobre seu produto para pessoas que nunca foram ao cinema e, aos poucos, acabam desenvolvendo uma forte amizade. O filme teve longa carreira em festivais, com participação na seleção oficial da Mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar) do Festival de Cannes 2005; Festival do Rio  - "Prêmio Especial do Júri" e o prêmio de "Melhor Ator"; Mostra São Paulo – como o primeiro filme brasileiro a receber o prêmio máximo de "Melhor Filme" na competição.

O “A Vida É Curta!” da semana apresenta obras de realizadores paranaenses. Abrindo a faixa, “Ovos de Dinossauro na Sala de Estar”, de Rafael Urban, conta a história da alemã Ragnhild Borgomanero, de 77 anos, que estudou fotografia digital e fez cursos de edição para eternizar a memória do marido falecido, com quem reuniu a maior coleção particular de fósseis da América Latina. Em seguida, vai ao ar “Haruo Ohara”, de Rodrigo Grota, que traça um retrato do fotógrafo japonês de mesmo nome. Fecha o programa “Meu Medo”, de Murilo Hauser, uma animação que detalha as manifestações do corpo à medida que o medo cresce.  Sentidos como visão e audição são despertados e reações como ficar paralisado são muito comuns.

A Sexta da Sociedade, dia 22 de julho, apresenta “Cartas Violadas”, de Maciej J. Drygas. Por meio de imagens de arquivo inéditas e através de cartas pessoais censuradas, o longa revela a essência da sociedade polonesa que viveu a Segunda Guerra Mundial. A produção mostra que, mesmo com a garantia de confidencialidade assegurada pelo Ato Constitucional do país no período, muitas correspondências eram censuradas e causavam a perseguição dos remetentes e destinatários envolvidos.

Na Quinta do Pensamento, dia 21, a série “Impressões do Mundo” chega ao seu segundo episódio: “Antônio Skarmeta - Literatura, Exílio e Cinema”. O documentário acompanha a trajetória do escritor latino-americano Antônio Skarmeta desde a época da militância política no Chile, durante a gestão de Salvador Allende, até o seu exílio na Argentina e na Alemanha. O filme desvenda a formação intelectual, artística e política do autor além de abordar o sucesso de “O Carteiro e o Poeta”, filme indicado a cinco Oscars.

Assista as promos das estreias do canal!

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato