Curta! exibe ‘Bernardes’, documentário sobre a vida e a obra do arquiteto Sérgio Bernardes

Uma programação especial no canal Curta!. (Divulgação)
Eu invento o meu mundo. E cada um de vocês tem que inventar o seu mundo”. A frase é do arquiteto Sérgio Bernardes, cuja personalidade afiada, questionadora e bem-humorada é revelada no documentário “Bernardes”, inédito no Curta!, que vai ao ar no dia 27, às 22h30 na Terça das Artes. O longa-metragem, escolhido como finalista do 19º Festival Internacional de Documentários “É tudo Verdade”, em 2014, parte da busca de Thiago Bernardes, neto do arquiteto, por entender as trajetórias profissional, pessoal e filosófica do avô, morto em 2002, aos 82 anos. Arquiteto, urbanista, designer, escritor, poeta e inventor, Sérgio Bernardes multiplicou talentos ao longo de sua trajetória. Ele assinou projetos que fazem parte da identidade de cidades brasileiras, como o Pavilhão de São Cristóvão e os Postos de Salvamento da Orla das praias, no Rio de Janeiro; o Palácio do Governo do Ceará; e o Hotel Tambaú, na Paraíba, além da lendária casa de Lota Macedo Soares, no Rio. 

Na Quarta de Cinema, dia 28 às 21h50, o premiado diretor de fotografia Carlos Ebert, que completa 70 anos de idade e 50 de profissão em 2016, é a atração da série “Luz & Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro”. No episódio, Ebert lembra os principais momentos de sua carreira, como quando filmou com Rogério Sganzerla um dos filmes mais significativos do cinema marginal, “O bandido da luz vermelha”, em 1968, e seu trabalho “O povo brasileiro”, ganhador do Grande Prêmio Cinema Brasil de TV em 2001.

Ainda na quarta, o fantástico entra em cena na faixa “A Vida É Curta!”. Na programação, três filmes que abordam uma dimensão supostamente inexistente da realidade. Na animação  “Propriedades de Uma Poltrona”, de Rodrigo John, crianças se divertem com as estranhas propriedades de uma velha poltrona, até que o tempo faz com que elas vejam o móvel com outros olhos. O curta é uma livre adaptação do conto de Júlio Cortázar. Em seguida, é a vez de “O Táxi de Escher”, de Aleksei Abibi e Flavio Botelho. Uma viagem de 15 minutos que começa quando Carlos pega um táxi no antigo Centro de São Paulo com destino a Buenos Aires. Ele atravessa o espaço-tempo de Escher e acaba encontrando uma cidade mais profunda dentro de si mesmo. Fechando a faixa, em “Master Blaster”, de Raul Arthuso, um agente intergaláctico é enviado para investigar um estranho fenômeno astronômico que mudou os hábitos da população local.

Na Quinta do Pensamento, dia 29, o episódio inédito de “Impressões do Mundo”, desvenda o escritor argentino Eduardo Sacheri, autor do romance que inspirou o longa ‘O Segredo dos Seus Olhos’, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2013. No programa, temas como a  relação entre a literatura e o cinema na Argentina; a tradição literária e os novos escritores que inspiram cineastas e roteiristas do país, além, é claro, da experiência de Eduardo Sacheri, que há quase 20 anos publica contos e outros textos sobre futebol e sobre a vida argentina.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato