Anatel diz que é muito cedo para avaliar o impacto no mercado, após compra da Time Warner pela AT&T

Anatel prefere não se manifestar sobre o caso por enquanto. (Divulgação)

O presidente da AnatelJuarez Quadros do Nascimento, afirmou hoje, 25, ser muito cedo para a agência reguladora brasileira tecer qualquer comentário sobre o anúncio de compra da Time Warner pela operadora de telecomunicações AT&T e seus impactos no mercado brasileiro. “Não sabemos sequer como será a decisão das agências reguladoras de lá”, afirmou ele.

Anatel só vai se manifestar concretamente mediante fato concreto, mas fontes da agência afirmam que não é automático o raciocínico de que a AT&T deve vender a SKY porque teria comprado os estúdios Time Warner, conforme defenderam alguns advogados ontem, após a confirmação do negócio, de US$ 85, 4 bilhões.

Tudo vai depender da estrutura acionária da Time Warner”, alega técnico da agência. Segundo ele, embora a Anatel conheça a fundo a estrutura acionária da SKY, e saiba que ela é controlada pela AT&T, a agência nunca estudou a estrutura acionária da Time Warner e só irá conhecê-la quando o a operadora, quando concluir a operação nos Estados Unidos.

Apesar de a Lei do SeAC proibir a propriedade cruzada entre produtor de conteúdo de tele  e operador de telecom, a questão, é que a regulação da Anatel diferencia o exercício do controle daquele que tem maioria do capital. “A empresa pode ter maioria ou minoria do capital e exercer ou não o controle sobre outra e é esse controle que irá determinar a propriedade cruzada”, afirmou o técnico.

Como exemplo, a NET e a Globo tinham propriedade cruzada, e a decisão foi a Globo deixar o controle da NET, e não ser obrigada a vender a sua participação. Assim, não é pacífico que a AT&T precise vender suas operações aqui no Brasil. Cada caso é um caso.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato