Segundo analista a venda da Sky Brasil é inevitável, após compra da Time Warner

Sky deverá ser vendida de qualquer jeito, afirrma analista. (divulgação)
O segundo maior grupo de comunicações dos Estados Unidos, AT&T, vai pagar US$ 85,5 bilhões pela Time Warner, empresa dona de um império de produtoras de conteúdos, entre as quais os canais de TV por assinatura CNN, HBO e TNT e os estúdios Warner Bros.

O negócio, no entanto, acendeu um alerta no mercado. No Brasil, a empresa deverá escolher o que priorizar: os ativos da TimeWarner ou da Sky. No entender de advogados ouvidos pelo Tele.Síntese, a Time Warner no país se enquadra na Lei do SeAC, que impõe limites à propriedade cruzada (operadoras de TV paga e telefônicas), por produzir conteúdo nacional.

A AT&T controla a operadora DirecTV, que tem 5,3 milhões de assinantes no Brasil por meio da Sky. As estimativas apontam para um valor de cerca de US$ 5 bilhões, equivalente a 10% da avaliação da DirecTV na América Latina, para os ativos da Sky por aqui. A venda é inevitável? “Sim, uma vez que o conteúdo é rei. Desinvestir na Sky Brasil faz sentido”, diz Akshay Sharma, analista do Gartner, ao Tele.Síntse.

Assim, a Sky não pode deter mais de 30% do capital de um canal esportivo ou de filmes, por exemplo, muito menos de emissora aberta. As empresas de radiodifusão e programação (como a Globo e a Globosat), por sua vez, não podem ter mais de 50% uma operadora de infraestrutura de telecomunicações (TV a cabo ou via satélite, banda larga e telefonia).

Com a nova dívida pressionando, todo dinheiro que entrar poderia ser usado para deixar a operadora mais preparada para um futuro em que mídia se confundirá com a internet. Até mesmo a venda de ativos em toda a América Latina pode ser interessante. “Estes ativos podem ser vendidos supondo que a AT&T possa se tornar uma OTT, aproveitando a recente aquisição da QuickPlay”, reforça Akshay.

O negócio é visto como uma jogada interessante, mas arriscada. “O plano de aquisição é uma estratégia defensiva que dá poder à AT&T moldar a evolução da indústria de TV por assinatura em seu favor. Mas para fazer isso aceitou pagar o preço completo por um negócio que enfrenta mudanças profundas”, analisa a Moody’s.

Se for aprovada, a fusão irá fortalecer AT&T, DirecTV, HBO, TBS, CNN, TNT e Warner Bros., entre outras empresas, na disputa com os fornecedores de conteúdo via streaming, principalmente a Netflix. No ano passado, 1,4 milhão de norte-americanos cancelaram suas assinaturas de TV paga _ provavelmente, passaram a pagar por um serviço mais barato, via internet.

Com a fusão, a AT&T poderá oferecer a seus 45,5 milhões de TV por assinatura e 142 milhões de banda larga, em condições mais vantajosas, as séries da HBO, como Game of Thrones e Westworld, e os filmes dos estúdios Warner Bros., produtor das sagas de Harry Potter e Batman. E vice-versa. HBO e Warner Bros. terão acesso privilegiado aos milhões de assinantes das empresas de infra-estrutura da AT&T. Levarão os seus produtos a todas as telas, das TVs de 55 polegadas aos smartphones.

O negócio entre AT&T e Time Warner segue uma tendência, que parece irreversível nos Estados Unidos, a da fusão de grandes operadores de telecomunicações e produtoras de conteúdo para enfrentar os novos jogadores da internet. Maior operadora de cabo do país, a Comcast adquiriu o controle da NBC Universal, das séries Law & Order, Chicago Fire e Bates Motel. Desde 2005, a Discovery Communications, dos canais Discovery, é controlada pela Liberty Media.

No Brasil, no entanto, essa tendência concentradora tende a não acontecer _a não ser que se enfrente a Globo e mude a lei.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato