Série inédita na TV, “Iconoclássicos", apresenta filme sobre o líder do Teatro Oficina, Zé Celso


A história de um dos mais importantes e revolucionários personagens do teatro brasileiro é destaque na série especial e inédita na TV, “Iconoclássicos Itaú Cultural”, no sábado, 29. A parceria Curta! e Itaú Cultural apresenta, a partir das 22h, “Evoé - Retrato de um Antropófago”, filme de Tadeu Jungle e Elaine César sobre o diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, reunindo de forma labiríntica depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do icônico líder do Teatro Oficina. Para retratar o artista, os diretores Tadeu Jungle e Elaine César viajaram para quatro pontos chave da trajetória de Zé Celso: o Sertão da Bahia, a Praia de Cururipe, em Alagoas (onde o Bispo Sardinha foi devorado), Epidaurus e Atenas, na Grécia, e o apartamento de São Paulo. Com acesso livre ao infindável e sempre crescente arquivo de imagens e sons do Grupo Oficina, misturados com imagens contemporâneas, os diretores construíram uma visão muito particular de uma das maiores personalidades brasileiras de todos os tempos.

A faixa especial “Iconoclássicos Itaú Cultural” antecipa as comemorações do aniversário de quatro anos do Curta!, que ocorre em novembro. Na série, filmes inéditos na TV revelam a trajetória de ícones da cultura brasileira sob o olhar de expoentes diretores de cinema da atualidade. Depois de “EVOÉ! Retrato de um antropófago”, será exibido "Ex Isto", filme dirigido por Cao Guimarães, que articula a experiência no cinema e nas artes plásticas para narrar o imaginário desembarque de René Descartes no Brasil. Na produção, livremente inspirada em “Catatau”, do poeta Paulo Leminski, o ator João Miguel vive um Descartes sob o efeito de ervas alucinógenas, que encontra um mundo estranho, selvagem e contemporâneo nos trópicos.

Segundo a diretora de programação e curadora do canal, Bibiana de Sá, desde as primeiras reuniões da equipe de curadoria, a série “Iconoclássicos” era um objeto de desejo. “Não poderia haver melhor forma de iniciar as comemorações dos quatro anos de vida do Curta! do que exibindo esses filmes incríveis e raros pela primeira vez na televisão brasileira".

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato