BBC Earth estreia série inédita sobre a origem africana dos brasileiros

Nova série do canal mostra as origens africanas. (Divulgação)
A partir desta sexta-feira, dia 11 de novembro, às 20h10, o BBC Earth leva os telespectadores para uma emocionante viagem pela origem do povo brasileiro. No ar em cinco episódios, todas às sextas-feiras, às 20h10, a série inédita Brasil: DNA África é uma produção da Cine Group, de 2016, que desvenda a origem genética de 150 afrodescendentes brasileiros.  Os personagens foram escolhidos nos estados que mais receberam escravos: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro

No primeiro programa, o arquiteto e militante do movimento negro Zulu Araújo, da Bahia, viaja para a República dos Camarões, com o objetivo de conhecer o povo de origem de seus antepassados, a tribo Tikar. O segundo episódio mostra a viagem até a Nigéria da consultora de moda Juliana Luna, do Rio de Janeiro, que descende do povo Iorubá.

O jornalista e poeta maranhense Raimundo Garrone, que descende do povo Balanta, viaja para Guiné-Bissau no terceiro episódio. O músico Sérgio Pererê, de Minas Gerais, conhece Angola após descobrir que os seus ancestrais são do povo Mbundu no quarto programa. No último episódio, o mestre de maracatu Levi da Silva Lima, de Pernambuco, descobre que descende dos Makua e visita Moçambique.

A pesquisa também apresentou os dados sobre a origem dos artistas Zezé Motta, Antonio Pitanga, Luiz Melodia, Martinho da Vila, Ana de Holanda, Selminha Sorriso e José Carlos Capinam, da política Benedita da Silva e dos jornalistas Ancelmo Góis, Flávia Oliveira e Luciana Barreto.

A história contada pelo DNA

Segundo dados do Slave Voyages, site onde estão catalogadas 29 mil travessias transatlânticas de navios negreiros, barcos com bandeira de Portugal chegaram a transportar 5,8 milhões de escravos para o Brasil. Em mais de quatro séculos, eles se multiplicaram e contribuíram para a formação do povo, de sua cultura, culinária e religião. Hoje, 53% dos brasileiros se declararam pardos ou negros, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD)- 2014, do IBGE.

O banco de dados genético do African Ancestry, laboratório americano localizado em Washington (Estados Unidos), que mapeou 220 etnias africanas, ajuda a preencher algumas lacunas desta história. Como os escravizados perdiam seus nomes e referências, os negros não sabem de quais povos africanos descendem. Os resultados dos testes de DNA foram surpreendentes e comprovaram que, para o Brasil, vieram muito mais etnias do que se acreditava até então.

As marcas da escravidão

 “Meu sobrenome é português, mas nunca fui português. Este sobrenome que carrego é da família que escravizou minha família”, afirma Zulu Araújo. Este mesmo sentimento é expresso por Juliana Luna que lamentou ter o sobrenome do dono de seus antepassados. Na Nigéria, ela se emocionou especialmente ao visitar o Barracão Brasileiro, no porto de Bagadry, local de partida de milhares de africanos escravizados e que hoje é um museu, com os artefatos usados para subjugar os negros. No encontro com o músico Femi Kuti, filho do pioneiro do Afrobeat Fela Kuti, ela conversou sobre a luta que ainda existe pelos direitos civis.

Episódio 1 – Bahia – Zulu Araújo- No ar dia 11 de novembro

Zulu foi um dos 30 baianos que fizeram o exame de DNA. O resultado surpreendeu o arquiteto, que sempre pensou ser descendente dos Iorubás, da Nigéria. Na verdade, seus antepassados são da tribo Tikar, na República dos Camarões. “Eu desconhecia totalmente a existência desse povo”, confessou.

Durante a viagem, o arquiteto se surpreendeu com as semelhanças estéticas entre Iaundê, a capital camaronesa, e Salvador, inclusive na arquitetura. Depois foi recebido pelos representantes da realeza Tikar e ganhou de presente uma roupa confeccionada pela rainha mãe especialmente para ele. Já o rei Tikar fez um curioso pedido de desculpas a Zulu, por conta da participação dos antepassados da realeza no comércio de pessoas escravizadas.

De volta à Bahia, Zulu disse se sentir reconciliado com seu passado: “A impressão que eu tive é que eu já havia estado naquele lugar, porque é muito parecido com o lugar que eu nasci. Saber de onde venho, mesmo ainda mantendo o sobrenome ocidental, me dá outra dimensão de vida. Até mesmo na dimensão espiritual”.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato