Discovery exibe o documentário sobre Pablo Escobar

Canal conta a história Pablo Escobar. (Divulgação)
Senhor do tráfico internacional, esbanjador com ambições políticas, esposo e pai devotado, amante inveterado e criminoso sanguinário. São evidentes as razões por que Pablo Escobar, com todas essas credenciais, continua a chamar a atenção do mundo, mesmo passadas duas décadas de sua morte.

Nesta segunda-feira, 5 de dezembro, o Discovery exibe a versão de um dos principais cineastas colombianos, Alessando Angulo, que faz esforço investigativo para se afastar dos mitos que ainda circundam o figura do traficante. PABLO ESCOBAR: GRANA OU CHUMBO (Los Tiempos de Pablo Escobar) vai ao ar em duas partes – segundas, dias 5 e 12, às 21h30.

O documentário vai muito além de ficções inspiradas no capo e constitui uma narrativa conduzida por seus próprios protagonistas, a partir de trabalho documental que reúne depoimentos como o de César Gaviria. Presidente colombiano entre os anos de 1990 e 1994, Gaviria assumiu a candidatura quando Luis Carlos Galán foi assassinado por sicários de Escobar e seu mandato ficaria marcado pela captura do traficante.

Vídeos de arquivo trazem entrevistas com principais figuras dos carteis: os irmãos Ochoa, Gonzalo Rodríguez Gacha, Jhon Jairo Velásquez Vásquez, e o próprio Escobar em suas aparições como político aspirante. Os registros incluem ainda as falas de Rodrigo Lara Bonilla, ministro da Justiça responsável pelo início da resistência aos cartéis assassinado a mando de Escobar, além de discursos históricos que marcariam o declínio do cartel de Medellín.

Joseph Toft, ex-diretor do DEA (Drug Enforcement Administration) na Colômbia, está entre as fontes do documentário e relembra como a agência americana atuava na Colômbia à época. Rafael Pardo, ministro da Defesa entre os anos de 1991 e 1994 revela como foi montado o cerco a Escobar. Falam também às câmeras jornalistas que trabalhavam na cobertura dos eventos relacionados a Escobar, como María Jimena Duzán, Héctor Abad Faciolince e o correspondente da ABC Timothy Ross, que entrevistou o capo pessoalmente. Eles contam como medidas de manobra das massas e alianças espúrias  foram fundamentais para fundar a supremacia clandestina dos carteis e de que forma jornalistas amedrontados por ameaças – e pelo assassinato do colega Guillermo Cano, um dos mais efusivos nas denúncias aos carteis – tentavam provar o vínculo de Escobar com o narcotráfico.

O longa-metragem mostra como a Colômbia rural da década de 1960,  “quase bucólica” – nas palavras do jornalista Juan Gossain – se tornou sede do império do crime organizado e de conflitos que instalariam a guerra nas ruas. No fim dos anos 70, começo dos 80, aparecem as figuras dos traficantes. Surgem grupos cuja única função é o tráfico e assim se iniciam economia e política paralelas que gerariam um estilo de vida opulento e brutal, orgulhosamente ostentado por figuras que se tornariam o poder e o terror encarnados.

Escobar criou uma cultura do medo e da brutalidade da qual seria ele próprio uma das mais famosas vítimas. O atentado ao prédio onde vivia sua família, o período na prisão “La Catedral”, a fuga, a ação do grupo “Los Pepes” e a derrocada do capo são revisitados como fatos guarnecidos por imagens e depoimentos contundentes.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato