![]() |
| Terra em Transe é destaque no canal Curta!. (Divulgação) |
Na Quarta de Cinema, dia 25, às 23h45, o episódio inédito da série exclusiva “Grandes Cenas”, apresentada por Matheus Nachtergaele, analisa uma das sequências mais marcantes do filme “Terra em Transe” (1967), do diretor Glauber Rocha. O montador Eduardo Escorel e o diretor de fotografia do longa Luiz Carlos Barreto comentam a caótica cena da coroação, que traz o ápice da verborragia, do barroco e da desconstrução da forma, tão presentes nesse filme que é um marco do Cinema Novo.
“O filme se passa apenas em segundos. Quer dizer, o tempo real do filme se passa entre o momento em que o personagem do Paulo Martins – feito pelo Jardel Filho - leva os tiros e morre. Se isso for percebido, o filme se torna mais claro ainda. E todas as liberdades – que são muitas -, têm uma justificativa perfeitamente lógica porque, na verdade, o que se está vendo e um grande flashback. E um flashback de uma pessoa que está agonizando”, explica Escorel.
A faixa “A Vida É Curta!” é em clima de férias. Abrindo a seleção, o documentário “A Festa e os Cães”, do diretor Leonardo Mouramateus. Nas ruas de um subúrbio de Fortaleza, os cães foram chegando e dominando o território. Esta matilha vadia se junta em bando, à noite, como que recuperando seu estado selvagem e recusando sua tradicional submissão ao homem. Na sequência, “Beijo de Sal”, dirigido por Fellipe Gamarano Barbosa. Numa ilha isolada na Costa Verde do Rio de Janeiro, o quarentão Rogério tenta trazer seu melhor amigo que acabou de ficar noivo, a ter outras atitudes. Depois, é a vez de “O Bom Comportamento”, da diretora Eva Randolph. O curta se passa durante as férias, em um acampamento de verão. Os celulares ficam guardados enquanto os adolescentes fazem atividades ao ar livre. Desconhecida dos outros jovens, Laura tenta se adaptar.
Na Quinta do Pensamento, dia 26, às 23h, no episódio inédito da série “No Caminho do Bem”, o economista e ambientalista Sérgio Besserman explica como o sexo e a sexualidade são abordados pelas religiões. O programa buscar debater questões ainda polêmicas para a maior parte das doutrinas, como homossexualidade, contracepção, desejo, masturbação e sexo fora do casamento. Besserman convida representantes religiosos, entre eles a umbandista Flavia Pinto; o mestre taoísta Hamilton Fonseca e o representante das tradições indígenas Kaká Werá a refletir se determinar uma conduta sexual é o papel das religiões. “No Caminho do Bem” é uma produção da Giros, dirigida por Belisário Franca e financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 01/2013).
Tags:
Programação
