Discovery exibe "A Grande Seca do Rio Colorado" na faixa Discovery Documenta

A sexa do Rio Colorado é o tema do Discovery Documenta. (Imagem/Divulgação)
A seca nos Estados Unidos é situação alarmante que se agrava a cada ano – com a possibilidade de um extenso período de estiagem, ela tende assumir proporções catastróficas e traz uma importante lição ao mundo: causas com origem humana só podem ser sanadas em a ação coordenada envolvendo toda a sociedade.

Neste domingo, 26 de fevereiro, às 23h10, “Discovery Documenta” apresenta algumas das iniciativas que visam identificar as origens do problema e suas soluções emergenciais com a estreia de A GRANDE SECA DO RIO COLORADO (Killing the Colorado).

Desenvolvido conjuntamente por seis diretores – Rob Epstein, Jeffrey Friedman, Barbara Kopple, Jesse Moss, Alan e Susan Raymond – e baseado em série de reportagens de Abrahm Lustgarten, o documentário foi realizado em parceria com a agência independente de jornalismo investigativo ProPublica e reúne fontes entre especialistas em recursos hídricos, estudiosos e o governador do Estado do Colorado, John Hickenlooper.

Com uma hora de duração, o filme fornece um panorama da escassez que afeta cerca de 40 milhões de americanos, moradores de sete estados, todos eles com fornecimento dependente de uma principal fonte: o rio Colorado que, por sua vez, é evidência irrefutável da seca. A partir das análises feitas por suas fontes, a produção propõe soluções inovadoras e urgentes para reverter o cenário de catástrofe iminente.

O esgotamento dos recursos hídricos trará consequências a longo prazo: mesmo que a seca terminasse hoje, seriam necessários anos para restaurar os reservatórios exaustos e as águas subterrâneas. Em virtude do aumento exponencial da produção agrícola e da expansão populacional, a água precisa sair do rio, passando através das fronteiras estaduais, para satisfazer a sede de habitantes do deserto e irrigar as fazendas que fornecem a maioria dos alimentos daquele país.

Além dos conflitos entre as demandas rural e urbana, que geram entraves nas discussões de soluções comuns, há duas outras linhas exploradas pelo documentário: a infraestrutura formada por barragens e canais é ineficiente e, embora possibilite a existência de oásis como Las Vegas, gera perdas de milhões de litros em vazamentos e evaporação; por outro lado, o mercado financeiro de Wall Street se envolveu recentemente na negociação da água, uma atividade com resultados controversos.

A GRANDE SECA DO RIO COLORADO visita Crowley, cidade do Colorado que se transformou em uma comunidade fantasma depois de aceitar a melhor oferta para vender sua água. Por outro lado,  o fundo Water Asset Management obteve sucesso em cidades como Prescott Valley, no Arizona, para distribuir a água de forma mais igualitária.

O aumento na demanda deve continuar enquanto cidades como San Diego e Denver seguem em expansão. Como resultado, todos, desde autoridades políticas a moradores, terão de inovar, criando novos sistemas para economizar, proteger e preservar, além de modelos sustentáveis que possam ser replicados.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato