A relação de Hamilton de Holanda com o bandolim, em série exclusiva do Curta!

As Canções da Minha Vida traz Hamilton de holanda. (Imagem/Divulgação)
No episódio desta semana da série exclusiva do Curta!, “As Canções da Minha Vida”, na Segunda da Música, 20, às 23h30, o instrumentista Hamilton de Holanda comenta sua relação que tem com o bandolim, instrumento que toca desde os cinco anos. Hamilton também revela sua admiração pelo “Carinhoso”, de Pixinguinha, uma das primeiras que aprendeu a tocar e que marcou uma cena curiosa que vive com o pai.

- Uma vez eu toquei em Brasília e o teatro estava cheio. Acho que era Dia dos Pais ou aniversário do meu pai. E ele estava na plateia. Eu estava com microfone sem fio, então eu desci do palco e fiquei tocando na frente dele. Foi uma comoção. Todo mundo chorou. Aí meu pai veio no meu ouvido e falou: “o microfone está baixo”. Você vê como é o pai da gente. Não estava nem aí que eu estava fazendo uma homenagem. Ele queria saber se estava dando tudo certo – contou o músico em declaração ao diretor de “As Canções da Minha Vida”, Bruno Levinson.  

No episódio, além de "Carinhoso" do mestre Pixinguinha, Hamilton de Holanda faz interpretações de "Encontros e Despedidas" que ficou conhecida na voz de Milton Nascimento, "Adios Nonino", de Astor Piazzolla, e a composição própria "Capricho de Santa Cecília". 

Com 13 episódios, a série “As Canções da Minha Vida” traça um panorama sobre as canções que marcaram e influenciaram o repertório de importantes nomes da música brasileira. Produzida pela Raccord Produções, com direção e roteiro de Bruno Levinson, a série  é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual.

A matriz africana e seus desdobramentos na arte contemporânea brasileira são tema do episódio inédito da série “Estados da Arte”, que vai ao ar na Terça das Artes, 21, às 23h30. A produção traz Aderbal Ashogun, o artista-sacerdote que promove e defende a cultura afro-brasileira e a narrativa pictórica e poética do tráfico negreiro pelo olhar de Arjan Martins. Além de Aderbal e Atjan, também participam do episódio Tiago Sant´Ana, que apresenta o sincretismo no Recôncavo Baiano; Ronald Duarte, que propõe o encontro da arte com o ritual; Paulo Nazareth, artista-andarilho em busca da afirmação de uma identidade negra e latino-americana; e Michelle Mattiuzzi, que expõe e problematiza seu corpo negro feminino.  

Na Quarta de Cinema, 22, a faixa “A Vida é Curta!”, faz uma homenagem ao cineasta pernambucano Pedro Severien e exibe três curtas do realizador. Para começar, “Lojas de Répteis”, produção com os personagens Aluísio, que ama a loja e seus animais, e Cristina, que não vê a hora de vender o lugar. Na sequência, é a vez de “Carnaval Inesquecível”, curta-metragem que apresenta versões distorcidas de figuras típicas do carnaval, como bonecos gigantes monstruosos, frentistas que abastecem os próprios corpos com gasolina, cachoeiras de urina e foliões embriagados, entre outros personagens. Encerrando a faixa, “São” apresenta um homem que se torna agressivo com a namorada depois de ler uma carta de seu pai, que acaba de morrer.

Na Quinta do Pensamento, 23, às 21h30, a caleidoscópica produção cultural de um dos principais coletivos de arte do Rio de Janeiro dos anos 1970, o Nuvem Cigana, é destaque no Curta!. Com direção de Claudio Lobato, ex-integrante do grupo, e Paola Vieira, o documentário “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana” resgata a história do grupo formado por poetas, arquitetos, artistas visuais, músicos e jornalistas, que incluía, além de Lobato, nomes como Chacal, Dionísio de Oliveira, Cafi e Lúcia Lobo. “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana” é uma coprodução Diversão e Arte/Synapse, financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 01/2013).

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato