Serviços como Netflix não é um rival da TV paga são complementos, diz presidente da ABTA

Serviços como Netflix não ameaçam a existência da TV paga. (Imagem/Divulgação)
Para o presidente da ABTA, Oscar Simões, serviços de streaming como Netflix e outros que não são um rival a TV paga e não ameaçam existência do serviço. Pelo contrário.

No último dia 27, o presidente da Netflix, Reed Hastings, fez previsão durante o evento Mobile World Congress, que, em 20 anos, até 90% dos vídeos estarão online.

“As novas formas de consumo de vídeo são complementares e não ameaças à TV por assinatura”, afirma Simões, contrariando quem vê rivalidade entre plataformas.

“ Isso é uma nova oportunidade de crescimento e não um risco”, declara. Para ele, o que representa risco é a competição desigual entre as operadoras, que já pagam inúmeros impostos, e novas plataformas --como o streaming-- que oferecem vídeos sem precisar cumprir as mesmas exigências tributárias e regulatórias.

Leia a seguir trecho da entrevista exclusiva do presidente da ABTA ao UOL:

A chegada de novos serviços como Netflix não coloca em risco o futuro da TV por assinatura?

Oscar Simões - "As novas formas de consumo de vídeo são complementares e não ameaças à TV por assinatura. O setor de TV paga também oferece um amplo cardápio de vídeos sob demanda, que pode igualmente ser acessado pela internet – e com muito mais opções de títulos do que outras plataformas.

A TV por assinatura agora pode ser vista em qualquer lugar, a qualquer momento e em diversos dispositivos. Isso é uma nova oportunidade de crescimento e não um risco.

O que representa, sim, um risco é a competição desigual com novas plataformas, que oferecem vídeos pela internet sem precisar cumprir as mesmas exigências regulatórias e tributárias que a TV por assinatura.

O setor de TV paga defende isonomia nesta concorrência, mas isto não significa que defendemos mais tributação e regulação para as novas formas de entrega de vídeo.

Acreditamos que a melhor maneira de incentivar o acesso da população à TV por assinatura --um serviço desejado pelos consumidores– é reduzir a carga tributária e regulatória das operadoras e programadoras deste setor."

Recentemente houve uma queda de braço entre o Grupo Fox e a Sky. A operadora teve de se dobrar e melhorar a remuneração dos canais Fox depois que eles saíram do ar. Esse tipo de pressão contra operadoras não tende a crescer nos próximos anos?

Oscar Simões - "A negociação entre operadores e programadores é livre e faz parte da dinâmica deste mercado. A ABTA não emite opiniões sobre negociações entre seus associados."

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato