A plataforma NOW das operadoras NET e Claro cresce em acessos, mas ainda mantém 4K distante nos planos

NOW cresce em acessos com mais de 700 milhões. (Imagem/Reprodução)
Inaugurada em 2011, o serviço de vídeos on-demand da NET e Claro, o Now, é atualmente uma das apostas da empresa para enfrentar o avanço de empresas over-the-top (OTT) como a Netflix. O diretor de produtos de vídeo da Net e Claro, Alessandro Maluf, argumenta que a solução brasileira tem mostrado crescimento como OTT, mas que o acesso nas próprias TVs ainda é dominante: elas são pelo menos 30 vezes mais utilizadas do que a plataforma na Web. "Mas o crescimento do acesso online vem acelerando bastante principalmente na Claro TV, que não tem esse conteúdo disponível no controle", contou a este noticiário. Ele diz que a plataforma já conta com 700 milhões de acessos por ano, "crescendo todo mês", mas não abriu números de usuários. A própria inclusão do serviço Claro Vídeo no Now de forma gratuita para assinantes também fez aumentar o consumo, explica Maluf.

Por outro lado, a resolução Ultra HD (4K) ainda não deve se concretizar no Now. Se por um lado os televisores capazes de suportar a tecnologia estão se popularizando e barateando, o executivo avalia que não há uma mudança tão chocante quanto foi do SD para o HD e, por isso, não haverá uma migração com mesma velocidade e adoção. "Talvez por já ter o formato widescreen (com a relação de 16:9 na tela), não dá a mesma sensação de 'uau', mas é algo que vai acontecer", declara.

Maluf entende que o investimento em VOD é um caminho inevitável para o mercado, e que hoje até programadores como a Globosat experimentam o produto com estreias de conteúdo antecipadas e para a divulgação de séries com horários menos acessíveis na programação linear. Apesar de haver dificuldades na negociação do licenciamento, ele acredita que é uma "transição e oportunidade para todos estarem no negócio", incluindo as novas possibilidades de métrica de audiência. "Não temos mais concorrência só com a Sky, hoje é com o YouTube TV também, está todo mundo no mesmo barco, tanto programador, como conteúdo, como Netflix", avalia. 

Maluf, diz que a crise afetou muito a penetração da TV paga, que precisou criar "alternativas com preço menor". "Essa alternativa hoje é o Netflix, que é barato, mas não tem 1% do conteúdo que tem na TV por assinatura", declara. "A crise é grande, mas temos que aprender a ter criatividade para novos modelos", avalia.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato