Anatel vai decidir se clientes de TV paga terão ou não direito a desconto após corte de canais abertos

Anatel vai decidir direitos dos assinantes a respeito do corte do sinal do Simba. (Imagem/Reprodução)
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai decidir nos próximos dias se os assinantes de TV no país terão direito a descontos em suas mensalidades, caso persista o cancelamento da transmissão de Record, SBT e RedeTV! pelas maiores operadoras do país (NET, Claro, Oi TV, Vivo TV, e SKY), como informa o jornalista Ricardo Feltrin, do UOL.

Anatel deve ser pronunciar após a reação das entendidas de defesa do consumidor, e de assinantes insatisfeitos com o corte no sinal dessas 3 emissoras de TV aberta em seus pacotes (Em Brasília e São Paulo e Grande São Paulo).

Representados pela joint-venture Simba, as três TVs exigem ser remuneradas por seus sinais digitais. Reivindicam o mesmo tratamento dado pelas operadoras à Globo e à Band, que recebem por seus sinais (embora de forma diluída, já que as duas têm muitos outros canais pagos também).

No último dia 18, representante das operadoras esteve em Brasília para dar seu depoimento sobre o caso.

Em evento recente, o presidente do grupo American Móvil disse que não pagar pelas emissoras do grupo Simba.  

A ABTA já vinha defendendo que os assinantes não têm direito a desconto nos pacotes, de acordo com a legislação (12.425/2011). Esses três canais eram abertos e gratuitos e, portanto, não inclusos como “pacote”. A entidade defende que o momento econômico atual não permite nem que as operadoras percam receita e nem que elas cobrem dos assinantes um "extra" pelos canais que já eram gratuitos.

A Simba no entanto rebate esse argumento e levou até a Anatel inúmeros folhetos, propagandas e outras formas de publicidade usadas pelas operadoras, que comprovariam que elas (operadoras) vendiam SBT, Record e RedeTV! como “produtos” aos quais o assinante têm direito com o pacote.

Não há prazo fechado para a divulgação da decisão da Anatel, mas ela pode influenciar o resultado da briga entre Simba x Operadoras, que já dura quase um mês.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato