A brasilidade do estilista Ronaldo Fraga poderá ser vista na estreia de ‘Designers do Brasil’, série do Curta!

Destaques da programação Canal Curta!. (Imagem/Divulgação)
As características, inquietações, inspirações e, principalmente, os olhares dos principais nomes do design brasileiro serão investigados na nova série do Curta! "Designers do Brasil", na Terça das Artes, dia 30 de maio, às 23h30. O polivalente DJ Dolores dirige a produção, que conta ainda com direção de conteúdo da curadora, jornalista e professora de História do Design Adélia Borges. A série dedicará um episódio a cada um de seus dez personagens: Ronaldo Fraga, Antônio Bernardo, Fred Gelli, Guto Indio da Costa, Guto Requena, Heloisa Crocco, Jacqueline Terpins, Ovo (Gerson de Oliveira e Luciana Martins), Renato Imbroisi e Rico Lins. "Designers do Brasil" é uma série inédita e exclusiva, produzida pela Loma Filmes em parceria com a Pacto Audiovisual, financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013).

O objetivo é apresentar ao público a multidisciplinaridade do design por meio de profissionais atuantes e que se destacam em suas áreas da atividade. No episódio de estreia, a brasilidade contemporânea do estilista Ronaldo Fraga. O artista refaz sua trajetória profissional e comenta suas influências na hora de criar.

Na Sexta da Sociedade, às 22h30, o canal exibe o episódio inédito da série “Arqueologias, em busca dos primeiros brasileiros”, que nesta semana fala sobre os primeiros engenheiros da nossa história. Com barro, palha ou pedra dura eles ergueram e organizaram seus espaços - seja para abrigar as famílias, celebrar a vida ou cultuar os mortos -, em obras impressionantes que atiçam a imaginação coletiva: Muralhas defensivas? Calendário astronômico? Palcos religiosos? O enigma da engenharia ancestral brasileira entra em cena no Curta! na série dirigida por Ricardo Azoury e produzida pela "Escrevendo & Filmes".

Ainda na sexta-feira, o episódio inédito da série exclusiva “Mish Mash – A Presença Judaica no Brasil” aborda o teatro. No programa, depoimentos de dois atores de origem judaica, de lugares e gerações distintas: Caco Ciocler e Germano Haiut. Em comum, a descoberta do ofício a partir de grupos da comunidade judaica. Germano Haiut nasceu no Recife e leva a vida entre o teatro, o cinema e o comércio. Já o paulistano Caco Ciocler atua no teatro, no cinema e também na televisão. Ao longo do programa, os atores comentam como reencontraram suas raízes durante a carreira e como lidam com a cultura de seu povo.

Na Quinta do Pensamento, 1º de junho, às 22h, a caleidoscópica produção cultural de um dos principais coletivos de arte do Rio de Janeiro dos anos 1970, o Nuvem Cigana, é destaque da programação. Com direção de Claudio Lobato, ex-integrante do grupo, e Paola Vieira, o documentário “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana” resgata a história do grupo formado por poetas, arquitetos, artistas visuais, músicos e jornalistas, que incluía, além de Lobato, nomes como Chacal, Dionísio de Oliveira, Cafi e Lúcia Lobo. “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana” é uma coprodução Diversão e Arte/Synapse, financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 01/2013).

Ainda na Quinta do Pensamento, às 23h30,  a francesa Elisabeth Roudinesco é a entrevistada do episódio inédito da série “Incertezas Críticas”. Considerada uma das principais pensadoras e historiadoras da psicanálise da atualidade, Roudinesco comenta sua iniciação na área e seus estudos biográficos sobre Freud e Lacan, além de comparar as trajetórias dos dois grandes nomes da psicanálise. Em sua segunda temporada e com direção de Daniel Augusto, “Incertezas Críticas” é uma produção da Grifa Filmes e traz, a cada episódio, uma reflexão com questões relevantes do mundo contemporâneo sob o ponto de vista dos mais importantes intelectuais da atualidade.

Na Quarta de Cinema, a faixa “A Vida É Curta!” revela os dramas infantojuvenis. Com direção de Esmir Filho, “Saliva” estreia no Curta! e apresenta uma viagem na mente de uma menina de 12 anos prestes a dar seu primeiro beijo. Dúvidas e medos mergulhados em saliva. A produção foi eleita o Melhor Curta no Festival Internacional de Filmes de Cataluña (2007). Na sequência, “O Bom Comportamento”, da diretora Eva Randolph, que se passa durante as férias, em um acampamento de verão. Os celulares ficam guardados enquanto os adolescentes fazem atividades ao ar livre. Desconhecida dos outros jovens, Laura tenta se adaptar. Encerrando a faixa “Meu Medo”, curta de Murilo Hauser que narra como o medo - seja lá qual for a sua causa - aguça os sentidos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato