Apesar dos ataques duros das emissoras, Cai o número de reclamações contra a TV paga

Ataques do grupo Simba contra TV paga não surgem efeito e o número de reclamações caem. (Imagem/Divulgação)
Os ataques feitas durante o período de guerra pela Record, SBT e RedeTV! contra as operadoras de TV paga não surtiu efeito na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Em abril, no auge dos ataques das três emissoras, caiu o número de reclamações de usuários de TV paga. A Anatel registrou em todo o país um total de 37,1 mil queixas contra o serviço, uma queda de 15,5% sobre abril do ano passado e de 18,3% sobre o mês anterior.

Na última semana de março e nas duas primeiras de abril, as três emissoras exibiram reportagens e entrevistas incentivando o telespectador a ligar para a Anatel e para órgãos de defesa do consumidor reclamando da ausência de seus sinais nas principais operadoras do país (Net, Sky, Claro TV e Oi). Chegaram a ensinar como cancelar assinaturas.

É que, em 30 de março, quando ocorreu o desligamento dos sinais analógicos na Grande São Paulo, Record, SBT e RedeTV! também cortaram seus canais nas operadoras. Pela legislação, elas podem cobrar das empresas de TV paga por seus sinais digitais.

As três redes se uniram e criaram uma empresa, a Simba, para negociar em conjunto por seus sinais, mas a estratégica belicosa não funcionou. Nesta semana, contrataram um novo executivo para tratar com as operadoras e já acenaram com uma redução de 90% nos preços.


A Anatel não divulgou dados de reclamações contra a TV por assinatura especificamente no Estado de São Paulo. Como a Grande São Paulo responde por cerca de 20% do total de assinantes do país, é razoável supor que houve queda também na maior metrópole do país ou que, no mínimo, não houve crescimento significativo.

Um dado que corrobora com esse raciocínio é o do total de reclamações contra os serviços de telecomunicações monitorados pela Anatel (além de TV paga, telefonias fixa e móvel e banda larga). No Estado de São Paulo, o conjunto desses serviços teve queda de 10,1% no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

A queda nas reclamações na Anatel reflete um esforço das empresas de telecomunicações. No ano passado, o setor investiu forte na melhora dos serviços de atendimento ao usuário e assumiu compromissos com órgãos de defesa do consumidor.

Em São Paulo, no entanto, esperava-se que as reclamações voltassem a crescer em abril, devido aos ataques da Simba. Mas até nisso a Simba falhou. Com informações Anatel e Notícias da TV. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato