O cineasta Leon Hirszman é homenageado no Curta! com programação especial

O cineasta Leon Hirszman é homenageado. (Imagem/Divulgação)
O trabalho de um dos principais nomes do Cinema Novo é destaque no Curta!. Na Quarta de Cinema, 17, o canal reverencia o cineasta brasileiro Leon Hirszman e exibe uma sequência de três programas com conteúdos do realizador ou sobre ele. Abrindo a dose tripla, às 20h, na faixa “A Vida é Curta!”, “Nelson Cavaquinho”,  documentário que Leon Hirszman dirigiu sobre o cotidiano do sambista. A produção ganhou o prêmio destaque do júri no Festival Brasileiro de Curta-Metragem, em 1971, e foi montada pelo amigo de Hirszman e também cineasta Eduardo Escorel. A parceria entre os dois se repete em “Deixa que eu falo”, documentário dirigido por Escorel sobre a trajetória de Hirszman, que será exibido às 21h. O protagonista conduz a produção por meio de depoimentos, expondo a síntese das esperanças e das frustrações de toda uma geração do cinema nacional. Encerrando a tripla homenagem na Quarta de Cinema, é a vez do episódio da série “Grandes Cenas” sobre o filme “Eles Não usam Black-Tie”. No programa apresentado por Matheus Nachtergaele, a atriz Fernanda Montenegro reflete sobre um dos momentos mais marcantes do longa dirigido por Hirszman em 1981: a ‘cena do feijão’.

Na Quinta do Pensamento, às 22h30, o Curta! exibe a última entrevista filmada do escritor norte-americano vencedor do prêmio Pulitzer Philip Roth. Em “Encontro com Philip Roth – Biografia de uma obra”, o diretor François Busnel apresenta o registro do encontro que teve com Roth, em junho de 2014, na casa dele, em Connecticut, nos Estados Unidos. Na sequência, às 23h30, Jean-Luc Nancy, um dos principais filósofos franceses em atividade, é o entrevistado do episódio inédito da segunda temporada da série “Incertezas Críticas”. Autor de uma bibliografia extensa, Nancy explica como a filosofia pode nos ajudar a compreender a vida, a arte e o amor no mundo contemporâneo. Produzida pela Grifa Filmes e dirigida por Daniel Augusto, “Incertezas Críticas” apresenta as reflexões de importantes pensadores da atualidade: Umberto Galimberti, Jacques Rancière, Christian Boltanski, Axel Honneth, Andreas Huyssen, Antoine Compagnon, Elisabeth Roudinesco, Georges Didi-Huberman, Hal Foster, Jean-Luc Nancy, Jonathan Crary, Luc Ferry e Tzvetan Todorov. Eles falam sobre arte, política, literatura, economia, relações internacionais, sociedade e história, trazendo para o debate questões relevantes da sociedade atual. A série é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013).

A história de um dos mais importantes e revolucionários personagens do teatro brasileiro é destaque no Curta! na Terça das Artes, 16, às 21h30, com “Evoé - Retrato de um Antropófago”. Filme de Tadeu Jungle e Elaine César sobre o diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, o documentário reúne depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do icônico líder do Teatro Oficina.

Ainda na Terça das Artes, às 23h30, é a vez do último episódio inédito da série original e exclusiva, “Estados da Arte”. Em “Índio”, o diretor Eduardo Goldenstein revela o engajamento e a luta de artistas pelas questões indígenas e ambientais. Cláudia Andujar, Ernesto Neto, Paula Borghi, Ailton Krenak e Ben Fonteles são alguns dos nomes entrevistados. Produzida pela Aion Cinematográfica, “Estados da Arte” investiga, em seus 12 episódios, a motivação, os pensamentos e as obras de artistas contemporâneos dos mais variados estilos. A série é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013).

Já na Sexta da Sociedade, 19, às 22h30, o canal apresenta mais um episódio inédito da produção original e exclusiva “Arqueologias – Em Busca dos Primeiros Brasileiros”. Em “Caçadores Coletores”, o diretor Ricardo Azoury de Aguiar mostra como a pedra lascada foi fundamental para o kit de sobrevivência do povo neolítico. Produzida pela Escrevendo Filmes, com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual, a série revela os vestígios pré-históricos do país e investiga quem teriam sido os primeiros humanos a habitar o Brasil.

Ainda na Sexta da Sociedade, às 23h30, a educação é o tema do episódio inédito da série exclusiva “Mish Mash – A Presença Judaica no Brasil”. No programa, depoimentos de Eva Blay, socióloga, professora aposentada, feminista, ex-senadora e fundadora da primeira delegacia de defesa da mulher no Brasil; e Arnaldo Niskier, jornalista, escritor, professor e integrante da Academia Brasileira de Letras. Eles resgatam as trajetórias de seus familiares imigrantes e conversam sobre trabalho e identidade judaica, entre outros assuntos.  A série original é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual e apresenta, a cada semana, dois personagens de origem judaica, suas histórias e contribuições profissionais para o país.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato