SBT e Rede TV comemoram a recuperação na audiência, mas a Record só a metade

Emissoras de TV aberta consegue recuperar sua antiga audiência. (Imagem/Reprodução)
Em uma guerra entre operadoras e o grupo Simba que representa o Record, SBT e Rede TV, já duram um mês sem um acordo firmado ainda. Os números da audiência agradaram os executivos do grupo, empresa de conteúdo que negocia a cessão da programação dos três canais, além de outros que estão em planejamento, para exibição na TV paga.

Em 30 dias, as emissoras já recuperaram entre 35% e 75% de seus índices de audiência comparado com a semana anterior ao apagão do sinal analógico e, em função do novo modelo previsto em lei, a consequente não liberação dos sinais digitais para as operadoras de tv paga, exceção feita à Vivo TV.

Isso mostra que os telespectadores estão buscando outras formas de assistir as emissoras além da TV paga.

Confira o comunicado:

"Os números de audiência mais atuais auferidos pelo Kantar Ibope Media surpreenderam positivamente os principais executivos da RecordTV, RedeTV! e SBT, as redes que integram a Simba Content, empresa de conteúdo que negocia a cessão da programação dos três canais, além de outros que estão em planejamento, para exibição na TV paga.

Em apenas 30 dias, as emissoras já recuperaram entre 35% e 75% de seus índices de audiência comparado com a semana anterior ao apagão do sinal analógico e, em função do novo modelo previsto em lei, a consequente não liberação dos sinais digitais para as operadoras de tv paga, exceção feita à Vivo TV. Dado o grande esforço de comunicação que tem sido feito, já é possível estimar que, nas próximas semanas, essa recuperação de audiência seja quase total.

Antes do corte de seus sinais pela maioria das operadoras de TV paga, RecordTV, RedeTV! e SBT projetavam que a audiência perdida no primeiro momento retornaria a patamares anteriores ao final de três meses. A crença era de que esse tempo seria suficiente para as pessoas encontrarem soluções alternativas como a instalação de antenas receptoras do sinal digital e gratuito. No entanto, as três redes celebram o restabelecimento da audiência antes do esperado.

Essa era e continua sendo a maior preocupação para que anunciantes continuem tendo nas três emissoras o retorno que sempre ofertaram e entregaram.

Importante verificar, inclusive, que vários programas das emissoras que compõem a Simba Content apresentam uma audiência superior à da semana pré-“switch off” no Painel Nacional de Televisão - PNT.

A Simba Content continua empregando todos os esforços para que as negociações com as operadoras de tv paga avancem o mais rápido possível e que nossos telespectadores tenham o conteúdo de suas assinaturas devidamente restabelecido."

Dados da audiência de cada emissora:

1) Em apenas 30 dias, o SBT já recuperou a totalidade da audiência perdida por causa do corte de seu sinal na TV paga pelas operadoras com quem a Simba Content ainda não tem acordo para distribuição de conteúdo. O dado é relativo ao PNT (Painel Nacional de Televisão), que congrega medição nas 15 principais praças do mercado brasileiro. Na Grande São Paulo, a recuperação foi de 75% da audiência e o SBT já trabalha com o cenário de restabelecer os números anteriores já na próxima semana.

2) Algumas atrações do SBT, como “A Praça É Nossa”, “Domingo Legal” e “Eliana”, estão com “Ibope” maior do que antes.

3) No caso da RedeTV!, a audiência no PNT já está também equiparada em pontos aos índices na semana prévia do switch off. Na Grande São Paulo, a rede tem uma audiência apenas 0,1 ponto inferior à do mês passado, mas os números estão em recuperação e a perspectiva é de igualar os dados anteriores em menos de duas semanas.

4) A RecordTV havia sido a mais impactada pela queda de audiência na primeira semana pós-“switch off”, mas já recuperou quase 50% da audiência perdida no PNT e 35% na Grande São Paulo, com tendência de crescimento e previsão de restabelecer os níveis anteriores de audiência antes do esperado.

*Com informações de Flávio Ricco, do UOL.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato