Série inédita e exclusiva do Curta! revela vestígios sobre quem teriam sido os primeiros brasileiros

Série 'Arqueologias, em busca dos primeiros brasileiros'. (Imagem/Divulgação)
Dirigida por Ricardo Azoury, a série “Arqueologias, em busca dos primeiros brasileiros” estreia no Canal Curta! e mostra, em seis capítulos, um pouco da cultura e dos hábitos dos nossos mais antigos ancestrais. Buscando explorar um período pouco conhecido e divulgado da história nacional, o programa retrata a pesquisa científica através de uma narrativa lúdica, capturada pelo olhar estético do fotógrafo. O primeiro episódio, “Amazônia 10 milhões”, que vai ao ar no dia 12 de maio, às 22h30, na Sexta da Sociedade, apresenta a região e suas particularidades como tema, desvendando uma série de costumes e estruturas organizacionais indígenas. Análises do solo, pinturas rupestres e decorações em cerâmicas são meios pelos quais os arqueólogos podem perceber características marcantes da vida primitiva. Com depoimentos de pesquisadores e arqueólogos, o episódio revela como a arqueologia ajuda a entender a ocupação das populações em regiões tropicais ao longo de milênios. 

Em uma destas pesquisas realizadas na Amazônia, por exemplo, descobriu-se que a tipologia encontrada em vasilhames de cerâmica é muito mais do que mera decoração, ela mostra a forte rede de comunicação dos povos antigos. De acordo com Helena Pinto Lima, do Museu Paranaense Emílio Goeldi, “O que se tem visto desde as ocupações antigas é o que aparenta ser uma sociedade organizada em rede. Comunicações em tornos de rede e não necessariamente com um único centro de maior status”. Essa foi apenas uma das descobertas realizadas pelos pesquisadores através dos vestígios encontrados na região.

Para a produtora da série, Juliana Reis, há algum tempo a antropologia vem gerando curiosidade nas pessoas porque traz mais informações sobre o passado e as origens. Mas não é fácil colocar este tema em uma produção audiovisual: “A antropologia é um assunto que não tem uma fotogenia muito boa porque lida com ossos, restos e pedaços de objetos. E é difícil trazer isso pro audiovisual. Mas os avanços tecnológicos permitem codificar estes objetos e torná-los mais acessíveis visualmente”.

 "Arqueologias, em busca dos primeiros brasileiros" é uma produção da Escrevendo Filmes, financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato