A dupla Duca Rachid e Thelma Guedes são as próximas convidadas do "Donos da História"

A dupla Duca Rachid e Thelma Guedes estão no episódio inédito de "Donos da História". (Imagem/Divulgação)
A parceria de sucesso de Duca Rachid e Thelma Guedes começou em 2006 com "O Profeta", adaptação da novela homônima de Ivani Ribeiro. Na produção, elas contaram com o apoio de Júlio Fischer na autoria e com a supervisão de texto de Walcyr Carrasco. No episódio de "Donos da História" deste domingo, dia 2 de julho, às 18h30 no Canal Viva, Duca e Thelma recordam como a dupla começou e admitem: "Não deixamos nos levar pelo sucesso".

Era só o começo da trajetória de Duca e Thelma juntas que, em 2014, foi consagrada com a conquista do Emmy de melhor telenovela para "Joia Rara" (2013). As duas também assinaram em parceria as tramas "Cama de Gato" (2009) e "Cordel Encantado" (2011). "O momento mais bonito é quando estamos criando. Não tem prazer, alegria e felicidade maior do que quando estamos fazendo aquilo, com paixão e energia", comenta Thelma. "Acho que é o melhor momento!", concorda Duca.

Durante o bate-papo, Thelma conta que elas sempre são questionadas se pensam em se separar. "As duas são alfas, né? Duas proativas, com muitas ideias. Temos que administrar isso para não invadir a outra, para ouvir", explica. Duca completa: "É uma coisa muito intensa, que nunca tive com nenhuma pessoa. Foi um encontro mesmo. Para mim, é algo muito precioso, que faço questão de preservar. Sei que às vezes é desgastante o trabalho, mas novela é sempre desgastante. Passamos por poucas e boas. Mas, para mim, isso é uma coisa muito preciosa, porque temos uma sinergia. Conseguimos resultado trabalhando juntas. Acho que é uma coisa que deve ser preservada".

Antes de trabalharem juntas, ambas já trilhavam suas trajetórias na televisão. A paulista Duca mantinha desde cedo o sonho de escrever roteiros e trabalhar no veículo. Durante uma jornada em Portugal, Duca entrou para o mundo da ficção e não saiu mais. O início da autora na Globo foi em 1999, como colaboradora de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira em "O Cravo e a Rosa". Em 2001, fez dobradinha com Walcyr na novela "A Padroeira". No ano seguinte, Duca integrou o grupo de colaboradores de Emanuel Jacobina em "Coração de Estudante".  

Thelma também escolheu qual caminho profissional seguir desde a infância. A princípio, sonhava em ser atriz. Depois, se inspirou em Clarice Lispector e rumou para a carreira de escritora. Em 1997 lançou o primeiro livro de contos, Cidadela Ardente. Paralelamente, Thelma se dedicou a Oficina de Autores da Globo. Como roteirista, a carioca trabalhou no programa "Angel Mix" (1999). No mesmo ano, foi colaboradora de Walther Negrão na novela "Vila Madalena". O primeiro encontro profissional entre Thelma e Walcyr aconteceu em 2002, com os episódios inéditos da nova versão do infantil "O Sítio do Picapau Amarelo". No mesmo ano, Walcyr fez outro convite à parceira: Thelma substituiu Benedito Ruy Barbosa na novela "Esperança". Os autores também trabalharam juntos nos folhetins "Chocolate com Pimenta" (2003) e "Alma Gêmea (2005). 

"Não acredito de inovação da teledramaturgia, tirando da telenovela o que ela tem de sua estrutura. Isso é fundamental. Não adianta você querer fazer cinema dizendo que é TV. É importantíssimo você ter algo a dizer. Apresentar alguma coisa que o público nem sabia que queria ver", diz Thelma. Duca continua: "A arte, assim como a política, tem que dar opções. A democracia é a opção. Acho que a arte tem esse papel libertário também. Tem essa questão do entretenimento, é um produto. E tem que manter. Mas acho que nisso a gente está junto, sim. Temos uma busca por fazer isso, por dar um pouquinho a mais". Thelma é categórica e resume: "Temos verdade. Não fazemos número. Não temos máscara". A dupla se abraça.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato