Globosat firma acordo com a Vice Media, que produz vários conteúdos para canais pagos

Globosat virá minoritária na Vice Media. (Imagem/Reprodução)
O grupo Globo, por meio da Globosat, fechou um acordo de joint-venture com a Vice Media, dos EUA. O acordo é apenas para a operação da Vice no Brasil e dá à Globosat uma posição minoritária na operação. Nem o percentual nem os valores foram revelados. A operação foi conduzida por Paulo Marinho, hoje responsável pelo canal infantil Gloob e pela plataforma de conteúdos digitais Viu da Globosat.

Segundo Alberto Pecegueiro, diretor geral da programadora, o grupo já observa, há algum tempo, o movimento das empresas de mídia tradicionais em direção a participações em empresas como Vice, Vox e outras com DNA digital. Grupos como a Fox, Comcast, Disney e a própria A+E, uma das principais acionistas da Vice, já fizeram esse movimento. "Há uma semente de uma nova forma de fazer mídia com a qual a gente pode aprender muito e também aportar coisas. É uma via de mão dupla", disse Pecegueiro.

A Vice se considera a maior companhia de mídia e produção de conteúdo para o público jovem do mundo. Lançada em 1994, a empresa opera atualmente em mais de 30 países onde distribuí a sua programação para usuários em diversas plataformas.

O plano é oferecer entretenimento com foco em comportamento. “Uma das principais áreas de atuação da Vice Brasil – e um dos focos da joint-venture – é a Vice Digital, marca que opera a gestão de diversas verticais de negócios nas áreas de música, esportes e moda, entre outros gêneros e segmentos”, informaram as empresas, em nota.

A Globosat informa que mais de 18 milhões de pessoas assistem diariamente sua programação. O portfólio inclui 33 canais.

A ideia da Globosat, contudo, é não interferir na forma como o conteúdo Vice é feito. "Eles têm um conteúdo muito vasto, inovaram em branded content, são nativos da Internet, mas ganharam muita visibilidade ao ir para a TV, e fizeram isso sem perder a identidade. É o que foi a MTV nos anos 80 e 90, mas sem a dependência das gravadoras", compara o executivo. Segundo ele, a interferência da Globo não existirá. "É um tipo de empresa em que as decisões não podem vir do conselho", diz Pecegueiro.

A proposta da joint-venture é enriquecer o portal Vice.com com captação e geração de conteúdos novos, e dar visibilidade a esses conteúdos nos canais Globosat. Isso não significa, contudo, que o espaço diário que a Vice tem hoje nos canais HBO vá mudar. "Nós teremos prioridade para os conteúdos em vídeo. Vamos agora escolher em que canais colocar esses conteúdos".

Pecegueiro lembra que a Vice já vem categorizando os conteúdos e investindo em marcas específicas e que há conteúdos adequados para vários canais da Globosat. Ele não descarta um futuro canal exclusivo com o conteúdo da Vice, como o Viceland, mas isso dependeria de haver espaço e demanda no mercado para um novo canal com essa proposta. Nos EUA, a operadora Verizon foi uma das primeiras a fechar um acordo com a Vice para um canal pago linear.

A Globosat também não terá nenhuma responsabilidade na comercialização de publicidade da Vice, ainda que exista a possibilidade de vendas de pacotes conjuntos.

Segundo Pecegueiro, esse ainda é um movimento restrito ao Brasil, ainda que houvesse a opção para uma participação da Globo em uma capitalização global da Vice. Dois dias antes anunciou uma capitalização por fundos de private equity no montante de US$ 450 milhões. Elevando o valor da companhia para US$ 5,7 bilhões. Com a operação, a empresa passou a valer mais que o dobro do que há três anos, quando a Disney se tornou acionista, com fatia de 18% do capital, segundo jornal o Globo.

A Vice, segundo a nota, mantém uma rede internacional de canais digitais; uma faixa de programação semanal e diária em parceria com a HBO; um estúdio de produção de filmes para TV; uma revista; uma gravadora; uma agência de serviços criativos e a recém-lançada rede de TV do canal de assinatura Viceland.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato