Ancine vai passar a divulgar dados sobre a programação da TV paga

80% da programação da TV paga é de conteúdo estrangeiro. (Imagem/Reprodução)
A partir desta quinta-feira, dia 10, a Agência Nacional do Cinema passa a divulgar mensalmente dados sobre a programação da TV paga. Entre as informações que serão publicadas estarão a quantidade de obras nacionais veiculadas, a parcela exibida em horário nobre, as empresas que mais veiculam conteúdo nacional, quais obras foram mais reprisadas, entre outros índices.

O primeiro relatório já mostra que, nos canais de espaço qualificado submetidos à cota de 3h30 de conteúdo brasileiro no horário nobre, a maior incidência de programação brasileira se dá no horário das 18h às 19h30. Mostra, ainda, que apenas 13,4% do percentual de horas de programação no horário nobre são de obras brasileiras, sendo 9,7% obras independentes e 3,7% não independentes.

O levantamento traz um ranking dos canais com mais horas de programação brasileira no horário nobre. Na ordem, Multishow, Canal Viva, GNT, Discovery Home and Health, Fox 1, A&E, Telecine Touch, Lifetime, Comedy Central e Paramount Channel. Os dados dizem respeito ao mês de dezembro de 2016.

Os resultados são produzidos a partir de informações extraídas dos relatórios que as programadoras de TV enviam mensalmente à ANCINE, via Sistema de Recepção de Programação de TV (SRPTV).

Mais resultados de dezembro de 2016

O material mostra que 78,3% da programação dos canais de espaço qualificado, aqueles que devem atender a cotas de conteúdo nacional, é ocupado por produções estrangeiras. No canais CEQ infantis, 75,5% da programação do horário nobre é estrangeira.

O material indica que as programadoras exibem mais conteúdo brasileiro fora do horário nobre. Foram 7:01 de conteúdo nacional neste horários, contra 6:37 no horário nobre. Em compensação, o horário nobre tende a ser ocupado mais por obras independentes. Foram 4h desse tipo de conteúdo, versus 2:42 de produções não independentes.

Em outro ranking, a Ancine mostra que o canal Comedy Central é o que mais exibe produções independentes, seguido de Lifetime, Telecine Cult, Telecine Premium, Telecine FUN, Food Network, Telecine Pipoca, Eurochannel, Megapix e HBO Signature.

Como não podia deixar de ser, a separação por grupos econômicos mostra que os canais Globo são os que mais veiculam conteúdo nacional: 10h30 por mês, por canal. Em segundo lugar vem a Viacom, com 4h54 ao mês por canal, e em terceiro, a Time Warner, com 4h20 por mês por canal. Em se tratando de obras independentes, o ranking é: Viacom, Time Warner e Globo.

- Leia o estudo completo por: aqui

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato