Filme de Luís Sérgio Person é tema de episódio inédito de ‘Grandes Cenas’ no Canal Curta!

Filme de Luís Sérgio Person é tema de episódio inédito. (Imagem/Divulgação)
Na Quarta de Cinema, 23, às 23h30, o Curta! exibe episódio inédito da série exclusiva “Grandes Cenas”, apresentada por Matheus Nachtergaele. Analisando o filme “São Paulo S.A” (1965), de Luís Sérgio Person, que narra a história de um homem em crise com a rotina de sua vida classe média, o diretor e crítico de cinema Jean-Claude Bernardet destrincha a cena da ruptura entre Carlos e Luciana, personagens dos atores Walmor Chagas e Eva Wilma. Para Bernardet, apesar de o filme se aproximar da então realidade de Person, que trocou uma carreira tradicional pelo cinema, ele não se aproxima de uma biografia. “Por mais que haja elementos biográficos do Person, não tem nenhum caráter de filme confessional. Tudo que ele projetou de si, seus sentimentos e suas angústias, está absolutamente organizado numa dramaturgia coesa, coerente, que independe dos sentimentos pessoais e das angústias de Person”, avalia.

Na Sexta da Sociedade, às 23h30, é a vez da série exclusiva “Retornados”. No episódio “Mundos de Pano e Pedra”, os diretores Maria Pereira e Simplício Neto apresentam as histórias de alfaiates e arquitetos descendentes de africanos que voltaram para o continente de seus ancestrais e revelam os desafios para a preservação de patrimônios históricos erguidos pelos afro-brasileiros. Produção da Praga Conexões e da Jurubeba com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, “Retornados” aborda, ao longo de oito episódios, o movimento histórico e cultural que surgiu a partir do retorno de escravos que foram libertados no Brasil do século XIX e voltaram para seus países de origem, na África.

 “Caçadores da Alma”, na Terça das Artes, às 23h30, traz episódio inédito e discute a valorização da fotografia como arte. Em “Arte e Valor”, o cineasta Silvio Tendler aborda a ‘Fine Art’, desde a abertura de museus e galerias para o suporte até a precificação da fotografia no mercado de arte. “Caçadores da Alma” é uma série exclusiva do Curta! produzida pela Caliban Produções, com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual. Ao longo de 13 episódios, a série investiga as paixões que movem os cliques de fotógrafos de variadas correntes artísticas ao redor do mundo.

Os vencedores das últimas três edições do Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo - serão exibidos na faixa “A Vida é Curta”, na Quarta de Cinema, às 20h. Abrindo a sessão especial, “Abigail”, de Isabel Penoni e Valentina Homem. Em cena, a história de Abigail Lopes, mulher do sertanista pernambucano Francisco Meirelles, e conhecida por 'Tipizari', nome dado pelos índios Xavantes da Serra do Roncador, em Goiás. O filme apresenta seu trabalho com os índios, as suas memórias e também relatos pessoais. Na sequência, “Retrato de Carmem D.”, de Isabel Joffily, mostra uma psiquiatra que atende os seus pacientes em um consultório no térreo de sua casa, onde também vive sua filha, que sempre nadou na piscina do jardim. Para encerrar a faixa, a animação “O Bom Comportamento”, de Eva Randolph. No curta, o desafio em que se tornam as férias de Laura em um acapamento de verão, onde os celulares dos adolescentes são guardados e eles têm que fazer atividades ao ar livre.

Na sequência da Quarta de Cinema, às 21h, é a vez do episódio inédito da série exclusiva “A Linguagem do Cinema”, idealizada e dirigida pelo cineasta baiano Geraldo Sarno. Em “Walter Salles e Daniela Thomas: A construção do filme em torno de uma imagem” os dois diretores abordam a importância das imagens na criação dos seus filmes e contam como constroem essa a teia de relações e conflitos em torno da imagem.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato