Canal Brasil - Filmes em Destaques de 02 a 08 de outubro

Destaques de Filmes Canal Brasil. (Imagem/Divulgação)
Conheça os filmes em destaques na programação do Canal Brasil de 02 a 08 de outubro.

SEGUNDA-FEIRA, 02 DE OUTUBRO

“É TUDO VERDADE”: O DESERTO DO DESERTO (2017) (87’)
Horário: Segunda, dia 02, às 22h
Classificação: 12 anos
Inédito e exclusivo
Direção: Samir Abujamra e Tito Gonzalez Garcia

Sinopse: O Saara Ocidental é palco de um dos conflitos mais duradouros da história. Moradores centenários da região, os Saharauis viveram durante séculos sob a colonização exploradora da Espanha. A tão sonhada liberdade chegaria em 1974, quando os europeus finalmente deixaram o local, mas a independência tornou-se apenas uma esperança não concretizada depois do território ser dividido entre Marrocos e Mauritânia, fazendo dos nativos um povo exilado em sua própria terra. Os cineastas Samir Abujamra e Tito Gonzalez Garcia percorreram essa zona de guerra para narrar o drama de uma população e de um conflito negligenciado e desconhecido em boa parte do mundo.

As desérticas paisagens do ocidente do Saara são o lar de cerca de 250 mil pessoas de ascendência árabe sem uma nação e muito menos prognóstico de paz. Os autóctones habitantes da região vivem em uma zona onde alimento e água são recursos preciosos e escassos, dispersados entre diversos acampamentos de refugiados. Toda essa miséria e violência é explicada pela grande quantidade de fosfato e pelo potencial pesqueiro da área, quesitos responsáveis por atrair a cobiça de países vizinhos. Vagando por um território nunca antes trafegado, as câmeras passeiam em campo minado por mais de mil quilômetros na caçamba de um carro para mostrar como vive essa população esquecida tanto pelos livros de história quanto pela atenção da mídia internacional, trazendo relatos chocantes sobre as crueldades da guerra.

Os registros trazem notícias inéditas sobre a situação desses indivíduos sem pátria própria. Os cineastas acompanham o cotidiano de diversos moradores com atenção a cada detalhe, trazendo para o foco de suas lentes um dia a dia sofrido em muitos aspectos, em um convívio diário com violência, miséria e abandono. Em um choque de realidade profundo, o próprio veículo da equipe passa por cima de uma mina e a produção do longa-metragem escapa por pouco da morte. O trajeto percorrido por eles nunca foi antes cursado por um estrangeiro, fazendo do filme uma obra de grande relevância histórica. É possível perceber, no convívio com os habitantes da região, o sofrimento vivido por cada um em uma guerra extensa, de humanidade tão inóspita quanto as secas areias do deserto do Saara.

TERÇA-FEIRA, 03 DE OUTUBRO

O PALHAÇO (2011) (88’)
Horário: Terça, dia 03, às 22h
Classificação: 10 anos
Direção: Selton Mello 

Sinopse: Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança com seu pai Valdemar (Paulo José), com quem forma a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue. Benjamim sai em busca de uma linda garota por quem ficou interessado. No caminho, o circense colhe desilusão e revê seus conceitos, além de cruzar com as mais insólitas figuras. É o caso do delegado mal-humorado (Moacyr Franco), do sertanejo Juca Bigode (Jackson Antunes), da prostituta Tonha (Fabiana Karla), do inusitado funcionário público (Ferrugem) e dos hilários mecânicos Beto e Deto (ambos interpretados por Tonico Pereira). 

Em tempos de tecnologia avançada e com os sofisticados efeitos visuais, o diretor optou por revelar o cotidiano simples, pobre e difícil do circo. Não o mundo das grandes companhias, mas a pequena trupe do interior do país, que tem dificuldades financeiras e burocráticas, mas sobrevive graças ao sentimento de união entre os artistas e o amor pelo que se faz.

QUARTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO

UM CRIME NOBRE (2001) (107’)
Horário: Quarta, dia 04, às 22h
Classificação: 14 anos
Direção: Walter Lima Jr.

Sinopse: Claudia Maccari (Ornella Muti) é uma médica italiana que passou alguns anos no Brasil. Sem qualquer explicação, um menino recém-nascido é deixado na porta de sua casa, enrolado apenas em um lençol e com um sofrido choro ininterrupto. A mulher pega a criança no colo imediatamente e a leva de volta à Europa, onde eles vivem com tranquilidade e sem questionamentos por parte dele com relação à adoção. A família levava uma vida serena até o guri descobrir ser portador de um tipo grave de leucemia, e sua única chance de sobrevivência é encontrar a mãe biológica.

Claudia viaja de volta para o Brasil e começa sua peregrinação para achar a mulher que deu à luz ao seu filho. O caminho para solucionar esse enigma é tortuoso e ela não tem qualquer palpite sobre o paradeiro da genitora. Perdida, ela decide procurar a ajuda de um detetive particular (Reginaldo Faria), um homem complexo e repleto de demônios pessoais em sua própria relação familiar – ele não tem qualquer contato com o filho devido a brigas com a ex-esposa. Falido, sem condições de pagar a pensão e suas próprias contas, ele aceita a oferta de US$ 3 mil para encontrar o paradeiro da única pessoa que pode salvar o menino, em condição de saúde cada vez mais deficiente com o avanço da patologia.

QUINTA-FEIRA, 05 DE OUTUBRO

ROMANCE POLICIAL (2015) (98’)
Horário: Quinta, dia 05, às 22h
Classificação: 14 anos
Direção: Jorge Duran

Sinopse: O funcionário público - e escritor nas horas vagas - Antônio (Daniel de Oliveira) viaja até o Deserto do Atacama, no Chile, em busca de inspiração para um conto. Acaba encontrando um corpo e é impedido de voltar ao Brasil. Ao se envolver com Florencia (Daniela Ramirez), uma moradora local, ele desvenda o crime e escreve sua grande obra.

SEXTA-FEIRA, 06 DE OUTUBRO

“CINEMÃO”: OLGA (2004) (99’)
Horário: Sexta, dia 06, às 22h
Classificação: 14 anos
Direção: Jayme Monjardim

Sinopse: Alemã e judia, Olga largou a vida rica e saiu de casa para a antiga União Soviética no intuito de lutar a favor do comunismo. Tornou-se uma militante de respeito e recebeu o ofício de participar da realização de uma rebelião no Brasil. Sua função seria a proteção pessoal de Luís Carlos Prestes, comunista responsável por uma coluna com seu nome, famosa por ter percorrido longas distâncias sem nenhuma derrota. 

Prestes deveria retornar ao Brasil para liderar uma revolução capaz de livrar o país da ditadura. Tendo que passar semanas fazendo o papel de esposa do revolucionário e devido aos ideais em comum, Olga e Prestes se apaixonaram e acabaram formando um casal de verdade. Porém, com o fracasso da revolução, ambos são presos e, mesmo grávida de sete meses, ela é deportada pelo governo Vargas e entregue à Alemanha nazista. 

SÁBADO, 07 DE OUTUBRO

EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DOS SEUS LINDOS LÁBIOS (2012) (100’)
Horário: Sábado, dia 07, às 22h
Classificação: 16 anos
Direção: Beto Brant, Renato Ciasca

Sinopse:  Cauby (Gustavo Machado) tem 40 anos, trabalha como fotógrafo de uma revista semanal e resolveu trocar São Paulo pelo interior do Pará. Cético em relação ao amor e devotado à beleza, ele encontra num lindo cenário amazônico a bela e instável Lavínia (Camila Pitanga), mulher do pastor Ernani (Zecarlos Machado), homem que acredita ser possível consertar as contradições humanas. Mas no interior do país ainda existem lugares onde a honra se lava com sangue e Cauby não imaginava que acabaria envolvido num triângulo amoroso imprevisível, fazendo com que ele perdesse o controle da própria vida.

DOMINGO, 08 DE OUTUBRO

“CONE SUL”: VALENTIN (2003) (83’)
Horário: Domingo, dia 8 de outubro, às 22h
Classificação: 12 anos
Direção: Alejandro Agresti

Sinopse: Valentin (Rodrigo Noya) é um menino esperto e curioso de apenas 9 anos da Buenos Aires dos anos 1960. O guri sonha em se tornar astronauta, e boa parte desse desejo está em seu tédio com a vida em terra plana. Ele mora com a rígida avó (Carmen Maura), ainda em luto após o recente falecimento do marido, em uma casa simples da capital do país. O tempo vago depois da escola tradicional onde estuda é utilizado para construir maquetes de foguetes e roupas especiais para desbravar o espaço sideral. O pai (interpretado pelo próprio diretor) pouco visita e a mãe, a quem ele sonha em conhecer, está desaparecida desde o divórcio entre o casal. Seu familiar mais próximo é o tio Chiche (Jean Pierre Noher), também com encontros casuais. A falta da figura materna o aproxima de Leticia (Julieta Cardinali), a nova namorada de seu progenitor.

Alejandro Agresti faz um retrato sensível sobre o olhar de uma criança para uma realidade na qual ainda não é capaz de compreender pela inocência da idade. A praticamente inexistente presença do pai lhe gera uma carência afetiva, e as visitas, tanto dele quanto do dia, são momentos de rara referência masculina – compensada por um de seus melhores amigos, o vizinho Rufo (Mex Urtizbeara), muitos anos mais velho. A chegada de uma nova namorada do pai também ativa sua necessidade pelo carinho materno ignorada pela própria mãe. É uma história de um protagonista sorridente e sempre em busca de amenizar seus próprios conflitos, mas ainda sem total entendimento das mazelas do mundo que o cercam. No sonho de conquistar o universo, o menino tenta apenas achar seu próprio espaço na Terra.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato