Com os atores Eduardo Moscovis, Leticia Colin e Lilia Cabral, drama Amor?, dirigido por João Jardim, estreia no Curta!

Com os atores Eduardo Moscovis, Leticia Colin e Lilia Cabral, drama Amor?. (Imagem/Divulgação)
Histórias verídicas e emocionantes fazem parte do documentário “Amor?”, que estreia no Curta! na Quarta de Cinema, 4, às 21h10. Dirigido por João Jardim, o longa-metragem traz oito depoimento de pessoas que estiveram envolvidas em relações amorosas consideradas violentas ou destrutivas, interpretadas por atores profissionais. O elenco é formado pelos atores Júlia Lemmertz, Lilia Cabral, Mariana Lima, Fabíula Nascimento, Silvia Lourenço, Leticia Colin, Claudio Jaborandy e Angelo Antonio. A produção recebeu o prêmio de melhor filme pelo júri popular do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2010) e busca questionar a relação, muitas vezes íntima, entre o amor e a violência.

Na Quinta do Pensamento, 5, é a vez de mais um episódio inédito de “Imortais da Academia”,  com narração da atriz Fernanda Montenegro. “Cadeira 3: O Anarquista Inofensivo” reúne aspectos marcantes da personalidade daqueles que já passaram pelo terceiro assento da Academia Brasileira de Letras. Atual ocupante, o jornalista e escritor Carlos Heitor Cony carrega consigo um humor ranzinza e inteligente do cronista que se diz "um anarquista inofensivo”. Há também a eloquência e a popularidade do jornalista e professor Artur de Oliveira, patrono da cadeira 3, que conquistou a amizade e o respeito de Machado de Assis, tendo porém deixado poucas obras publicadas. Outro perfilado é o poeta parnasiano Filinto de Almeida, mais conhecido por ser marido da escritora Júlia Lopes de Almeida do que pelas poesias que escreveu. A série “Imortais da Academia”, exclusiva do Curta!,  é uma produção da Giros com financiamento do Fundo Setorial Audiovisual, o FSA, gerenciado pela Ancine.

“Continuação”, documentário de Rodrigo Pinto que acompanha a turnê de Lenine para o álbum “Labiata”, é a atração desta Segunda da Música, 2, às 21h30. O filme mostra o processo do cantor e compositor na criação do disco lançado em 2008. Entre viagens, shows e gravações de estúdio, o longa também discute importantes questões como a era dos downloads e a reunião de três gerações em torno de música de Lenine.

Registros fotográficos de diferentes regiões e culturas pelo mundo são o destaque da Terça das Artes, 3, às 23h30, no episódio inédito de “Caçadores da Alma”, de Silvio Tendler. Em “O Clique da Viagem”, o trabalho de fotógrafos que buscam entender os costumes por trás de cenários deslumbrantes do planeta. Fotografias da quase extinta tradição da caça com águias na Mongólia; povos de desertos icônicos; crenças em torno das casas abandonadas em Moçambique são algumas das imagens marcantes retratadas. Também será apresentada uma viagem de Gustav Flaubert pela Nicarágua socialista, na qual Gustav aponta uma Moscou que se despedia do comunismo e o Brasil dos anos 1940.   

A faixa “A Vida é Curta”, na Quarta de Cinema, 4, traz cidades brasileiras como palco de seus dramas. Com direção de Kleber Mendonça Filho, “Recife Frio” apresenta as mudanças climáticas da cidade do Recife. Na sequência, “A Festa e os Cães”, de Leonardo Mouramateus, compartilha uma memória afetiva poderosa e pessoal, sobre um tempo de curtição, de emoções libertárias, no subúrbio de Fortaleza. Já o curta “A Cidade”, de Liliana Sulzbach, mostra na cidade de Itapuã (RS) uma comunidade com hábitos bem característicos, que abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência e que conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato