Canal Brasil - Filmes em Destaques de 06 a 12 de novembro

Destaques da programação Canal Brasil. (Imagem/Divulgação)
Conheça os filmes em destaques na programação do Canal Brasil de 06 a 12 de novembro.

SEGUNDA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO

“É TUDO VERDADE”: DANADO DE BOM (2017) (75’)
Apresentação: Amir Laback
Horário: Segunda, dia 06, às 22h
Classificação: Livre
Inédito e exclusivo
Direção: Deby Brennand

Sinopse: João Silva é um herói desconhecido da música brasileira. O pernambucano de Arcoverde compôs mais de três mil canções, gravadas por artistas como Luiz Gonzaga, Elba Ramalho e Dominguinhos, entre tantos outros, mas nunca obteve o reconhecimento merecido. Com entrevistas com o próprio protagonista e apresentações de Gilberto Gil, Lenine e Zeca Baleiro, a produção foi laureada com os Calungas de melhor filme, fotografia, montagem e edição de som no Cine PE em 2016.

O documentário acompanha a viagem de volta de João de Recife, onde morou até sua morte, em 2013, a Arcoverde, no agreste pernambucano – o protagonista não chegou a ver qualquer cena do filme, que lhe seria apresentado apenas quando estivesse pronto. Pela paisagem de aridez e poeira do sertão, o compositor vaga narrando casos curiosos de sua trajetória e revela as inspirações para suas peças. Andarilho pelo interior do estado, o menino não deixou as amarras do analfabetismo restringirem sua criatividade, e escreveu versos de canções conhecidas como Danado de Bom – escolhida para batizar o filme – Pagode Russo, A Mulher do Sanfoneiro, Nem Se Despediu de Mim e Não Morrer de Tristeza. Seus xotes, baiões e forrós foram eternizados nas vozes de Luiz Gonzaga, Zeca Baleiro, Gilberto Gil, Lenine, Pedro Luis e Elba Ramalho, entre tantos outros. 

TERÇA-FEIRA, 07 DE NOVEMBRO

INTRODUÇÃO À MÚSICA DO SANGUE (2017) (95’)
Horário: Terça, dia 07, às 22h
Classificação: 16 anos
Inédito e exclusivo
Direção: Luiz Carlos Lacerda

Sinopse: Uriel (Ney Latorraca) mora com Ernestina (Bete Mendes) em um pequeno sítio no interior de Minas Gerais. O lugar é simples, ermo e pacato, longe de qualquer civilização e arcaico ao ponto de não possuir sequer rede elétrica – a instalação iminente do cabeamento assombra o cotidiano do fazendeiro, destinado a não permitir a chegada da tecnologia por medo dos elevados custos das contas. A bela e jovem Maria Isabel (Greta Antoine) também reside na humilde casa da zona rural, mas seu passado e sua ligação com o casal são desconhecidos e misteriosos. A chegada de Chico (Armando Babaioff), peão de uma fazenda, altera radicalmente a vida do trio. O rapaz logo se encanta pela moça e a conquista – fato que atrai a ira do velho dono da propriedade, tentado diariamente pela formosura da menina. 

O roteiro caminha pelo vagaroso ritmo do sertão mineiro, utilizando planos introspectivos e longos, para discorrer sobre a repressão e as relações fraturadas dos personagens. A resistência de Uriel a aceitar a implantação de uma rede elétrica demonstra o embate entre o arcaico e a modernidade. Dona da casa e extremamente infeliz no convívio conjugal, Ernestina vive em conflito com o marido sem, contudo, tomar alguma ação efetiva para resolver as questões que lhe incomodam. Retratada como tímida e inocente, Maria Isabel tem a sexualidade aflorada após a chegada de Chico, fato que agrava ainda mais os desejos libidinosos do velho fazendeiro. Lacerda explora, em uma narrativa contemplativa, o barulho presente nos silêncios perturbadores da suposta calmaria da zona rural.

QUARTA-FEIRA, 08 DE NOVEMBRO

MADAME SATÃ (2002) (105’)
Horário: Quarta, dia 08 de novembro, às 22h
Classificação: 18 anos
Direção: Karim Aïnouz

Sinopse: Lapa anos 30: o cotidiano e a intimidade de João Francisco dos Santos — malandro, artista, presidiário, pai adotivo, negro, pobre, homossexual — e seu círculo de amigos, antes de se transformar no mito Madame Satã, lendário personagem da boemia carioca.

QUINTA-FEIRA, 09 DE NOVEMBRO

OS NORMAIS (2003) (90’)
Horário: Quinta, dia 09, às 22h
Classificação: 14 anos
Direção: José Alvarenga Jr.

Sinopse: Vani (Fernanda Torres) e Rui (Luiz Fernando Guimarães) estão prestes a se casar. Ela com Sérgio (Evandro Mesquita), em uma cerimônia às 18h e ele com Marta (Marisa Orth), às 20h. Os dois casamentos estão marcados na mesma igreja. É na sacristia que Rui e Vani se encontram e conversam pela primeira vez. Depois do casamento, uma coincidência: os casais são vizinhos! Os Normais - O Filme conta como foi o primeiro encontro entre Rui e Vani. Oito horas depois, suas vidas estariam radicalmente transformadas através de situações e soluções nem um pouco convencionais.

SEXTA-FEIRA, 10 DE NOVEMBRO

“CINEMÃO”: AQUARIUS (2016) (140’)
Horário: Sexta, dia 10, às 22h
Classificação: 
Direção: Kleber Mendonça Filho

Sinopse: Indicado à prestigiada Palma de Ouro no Festival de Cannes e vencedor de 20 láureas nacionais e internacionais, o filme de Kleber Mendonça Filho traz no elenco Sônia Braga, Humberto Carrão, Irandhir Santos e Maeve Jinkings. A fita é dividida em três capítulos. De início, o roteiro leva o espectador ao Recife dos anos 1980. Na sala do apartamento com vista para o mar de Boa Viagem é realizada uma festa em comemoração aos 70 anos de Tia Lúcia (Thaia Perez). A música é brevemente cessada para possibilitar um momento de honras e Adalberto (Daniel Porpino) faz um discurso em tributo à esposa, Clara (Bárbara Cohen), em reabilitação de um câncer de mama – o primeiro ato leva o nome de “O Cabelo de Clara” em referência as madeixas curtas da protagonista, recuperando-se da calvície, efeito colateral do agressivo tratamento. 

A trama salta da década de 1980 para o presente, sob o título de “O Amor de Clara”. A jornalista e escritora (agora vivida por Sônia Braga) mora sozinha no mesmo apartamento da festa. Seus vizinhos cederam ao assédio da Construtora Bonfim, representada por Diego (Humberto Carrão) e Geraldo (Fernando Teixeira), interessada em demolir o edifício e construir um projeto mais moderno. A única remanescente se recusa a aceitar a oferta dos engenheiros. A câmera acompanha o cotidiano da protagonista propondo questionamentos políticos e sociais. A jornalista parece flertar com o salva-vidas Roberval (Irandhir Santos) em suas idas à praia. Ao lado das amigas, a direção discorre sobre a dificuldade para retomar a vida amorosa aos 65 anos e o tabu relacionado à nudez e sexualidade de uma mulher submetida a uma mastectomia, e a construtora mostra a inescrupulosa pressão das grandes empresas despreocupadas com a manutenção de uma tradição em prol do lucro possível em um imóvel de luxo.

SÁBADO, 11 DE NOVEMBRO

CASA DE AREIA (2005) (125’)
Horário: Sábado, dia 11, às 22h
Classificação: 16 anos
Direção: Andrucha Waddington

Sinopse: A saga de Áurea (Fernanda Torres) começa em 1910, quando, em busca de um sonho que nunca lhe pertenceu, ela chega em caravana a um enorme labirinto de areia no Maranhão, Norte do Brasil. À procura de terras que o marido, Vasco (Ruy Guerra), acredita serem prósperas, ela se vê condenada à vida num lugar inóspito, tendo como única companhia feminina sua mãe, Dona Maria (Fernanda Montenegro). Grávida e inconformada com o destino, a mulher faz de tudo para encontrar uma saída. Mas o tempo vai pouco a pouco transformando essa história embalada por profundos sentimentos, que vão do desespero à plenitude.

DOMINGO, 12 DE NOVEMBRO

“CONE SUL”: EL SACRIFICIO DE NEHUEN PUYELLI
Horário: Domingo, dia 12, às 22h
Classificação: 16 anos
Inédito e exclusivo
Direção: José Celestino Campusano

Sinopse: Nehuen Puyelli (Chino Aravena) é um curandeiro de origem Mapuche, indígenas nativos do sudeste da Argentina e do centro-sul do Chile. O rapaz tem uma vida tranquila cuidando das doenças de seus companheiros de tribo, mas suas atividades místicas sofrem um grande baque após ele ser acusado de envenenar uma idosa e abusar de um jovem de classe alta. A justiça lhe ordena aguardar pelo julgamento atrás das grades e ele é enviado para um presídio de segurança mínima. A casa de detenção tem uma rotina relativamente calma para o que se espera de uma carceragem, principalmente devido aos esforços de Ramón Arce (Damián Avila), um detento prestes a conquistar a tão sonhada liberdade e obstinado a manter a paz no espaço. Criminosos mais violentos também recém-chegados, no entanto, ameaçam o equilíbrio do local. 

O roteiro trabalha com dois dilemas comuns ao cotidiano de uma casa de detenção: os jogos de poder internos, com hierarquias nascidas a partir de situações violentas e grupos formados por motivos de sobrevivência, e preconceitos étnicos e xenófobos – indígenas são ainda vistos como uma tribo inferior, vítimas de modelos modernos análogos à escravidão. Os protagonistas, com trejeitos que os afastam do maniqueísmo comumente impresso em detentos, iniciam um convívio próximo de ajuda mútua, longe da definição de amizade, sempre visando escapar da morte e de outras formas de agressão dentro do cárcere. Crueza, sensibilidade, sordidez, traição e nobreza vão se misturar ao longo da obra quando cada personagem perceber a prisão de suas próprias vidas independentemente das barras que os cercam.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato