Disney deverá comprar parte do grupo FOX, incluindo os canais da TV paga

Disney está interessada em comprar a FOX. (Imagem/Reprodução)
De acordo com Daniel Castro do Notícias da TV, O conglomerado de mídia 21st Century Fox negocia a venda do estúdio de cinema e de alguns de seus canais de TV, como FX e National Geographic, para a Disney. A notícia agitou o mercado financeiro na tarde desta segunda (6) e elevou o preço das ações de ambas as empresas. 

De acordo com reportagem da CNBC, canal financeiro da rede NBC, a ideia da família Murdoch, dona da 21st Century Fox, é focar seus negócios no jornalismo e em conteúdo esportivo, pois acredita que dessa forma pode ser mais competitiva no atual cenário econômico. Assim, a Fox se igualaria ao que faz a rival CBS, líder de audiência nos Estados Unidos.

Ainda de acordo com as fontes iniciais, a Disney se mostrou interessada na aquisição da 20th Century Fox (todo o conjunto do segmento cinematográfico do Grupo FOX), além de canais a cabo como o FX Networks e o National Geographic, bem como operadoras de TV no estrangeiro como a Star (na Índia) e a Sky (na Europa).

Não estariam em negociação o canal aberto FOX, nem a FOX News e os programas esportivos. Isso porque a Disney já possui emissoras próprias nos Estados Unidos, como a ABC, e as leis americanas impedem que um conglomerado tenha dois canais de sinal aberto, o que representaria um monopólio de mercado.

O impacto maior da transação seria no mundo dos filmes, pois franquias bilionárias como Avatar e X-Men mudariam de casa. Além do estúdio de cinema, a Disney ficaria com canais de entretenimento, a unidade de produção de TV e empresas internacionais: Star TV (mercado asiático) e Sky (mercado europeu), entre outras.

Por leis contra monopólio, a Disney é proibida de controlar duas redes ou canais concorrentes em território norte-americano. Assim, a 21st Century manteria a rede de TV aberta Fox (a ABC é da Disney) e os canais Fox Sports (a ESPN é da Disney). Já as afiliadas da Fox, que têm força nos Estados Unidos, não são de interesse da empresa do Mickey Mouse.

Caso se concretize, a transação deixará a Disney ainda mais poderosa, principalmente na construção de sua própria plataforma de streaming, programada para ser lançada em breve, com o acervo completo de filmes e programas de TV.

Segundo a Bloomberg, as conversas entre a Disney e a 21st Century Fox Inc. pararam nos últimos dias, o que sugere que a negociação não foi adiante. Porém, conhecendo a indústria, é muito cedo para dizer que o acordo tenha morrido completamente.

Analistas apontam que essa aquisição de parte da FOX parece fazer sentido para a Disney, que estuda uma maneira de lançar seu próprio serviço de streaming para competir com gigantes como a Netflix, mas carece de serviços de distribuição no mercado estrangeiro - o que a FOX tem.

Obtendo os direitos de distribuição de conteúdo que a FOX possui no exterior, a Disney ampliaria ainda mais seu catálogo. Além disso, a empresa incorporaria grandes marcas cinematográficas, como os filmes de Avatar e os longas dos X-Men e do Quarteto Fantástico (o que poderia levar os heróis dos quadrinhos ao Universo Marvel, que já está na Disney!).

Do lado da FOX, a companhia poderia reorganizar seus esforços em suas redes afiliadas, fortalecendo os programas esportivos e noticiários, enquanto lida com a corrosão de audiência da TV aberta tradicional.

No entanto, a negociação entre a Disney e a 21st Century Fox Inc. foi interrompida após algumas semanas. Resta saber se ela será retomada em algum momento no futuro, e se as leis de proteção de mercado não vão impedir uma fusão deste tamanho.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato