O Documentário “Libertem Angela Davis” estreia com exclusividade no Curta!

Documentário “Libertem Angela Davis” . (Imagem/Divulgação)
Celebrando a semana da Consciência Negra, o documentário inédito na Tv “Libertem Angela Davis”, estreia na Sexta da Sociedade, 24, às 22h10. Dirigido por Shola Lynch, a obra retrata a vida da professora de filosofia que se destacou por seu engajamento em defesa dos direitos humanos, especialmente das mulheres e dos negros. A obra reconstitui ainda o período de sua prisão,em 1970, enquanto defendia três prisioneiros negros. Na época, foi realizada uma grande campanha por sua libertação, que envolveu inclusive a composição de músicas em sua defesa por John Lennon e os Rolling Stones. Davis acabou sendo inocentada e, até hoje, é símbolo na luta pelos direitos civis. "Libertem Angela Davis" já está disponível na plataforma on demand NOW, para assinantes da Net.

Seguindo com as comemorações da semana, a faixa “A Vida é Curta”, na Quarta do Cinema, 22, exibe três produções com essa temática. Às 20h, “Babás”, de Consuelo Lins, mistura elementos autobiográficos com uma extensa reflexão sobre o papel e a presença das babás no cotidiano de diversas famílias brasileiras. Na sequência, “Manis Propres”, de Louise Botkay, retrata a relação de dependência entre colonizadores e colonizados e o desejo do homem branco de capturar a imagem clichê da grande pobreza africana. Para finalizar, a produção “Macau, do Jeito que sua Alma Entende”, de Daniel Tupinambá, registra o lançamento do primeiro disco de Macau, compositor da lendária canção "Olhos Coloridos", imortalizada na voz de Sandra de Sá.

Ainda na Quarta de Cinema, às 23h, o episódio inédito da série “Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro” traz Fernando Duarte, fotografo carioca radicado em Brasília, um dos responsáveis pelas características visuais do Cinema Novo: preferência pela luz natural, fortes contrastes e diafragma aberto. Seu primeiro trabalho no cinema foi como assistente de câmera em Cinco Vezes Favela (1961). Ao longo do episódio, Fernando aborda sua paixão pela película e a importância da luz e da sombra na fotografia. Conta também sobre seus trabalhos nos filmes: Ganga Zumba (1963), A Grande Cidade (1966), a primeira fase de O Cabra Marcado para Morrer (1964), a parceria com David Neves em Flamengo Paixão (1980) e Luz Del Fuego (1982). Ele relembra ainda como montou o primeiro curso de cinema no Brasil na UnB com Vladimir de Carvalho.

Com narração de Fernanda Montenegro, o episódio da série exclusiva “Imortais da Academia”, desta Quinta do Pensamento, 16, às 23h30, destaca a cadeira número 10 da Academia Brasileira de Letras, mais conhecida como “A cadeira dos exilados”. Atualmente, ela é ocupada pela escritora e ensaísta Rosiska Darcy de Oliveira, que fala de sua trajetória e é ponto de partida para as histórias de outros de seus antecessores notáveis, como o advogado, jornalista, jurista, político, diplomata, ensaísta e orador Rui Barbosa. O jornalista Lêdo Ivo é outro nome que ganha destaque neste episódio, acadêmico que, por coincidência ou não, se autodenominou “exilado na multidão”. Produzida pela Giros e dirigida por Belisario Franca, “Imortais da Academia” conduz o público em um passeio pelo presente e pelo passado da ABL e é uma série financiada pelo Fundo Setorial Audiovisual, o FSA.

Na Segunda da Música, 20, às 21h30, é a vez de conferir a trajetória musical do paulista Itamar Assumpção através do longa-metragem “Daquele instante em diante”, do diretor Rogério Velloso. A produção reúne imagens raras de acervos e de arquivos particulares do cantor e compositor, percorrendo sua história desde os anos da vanguarda paulista, em 1980, até a sua morte aos 53 anos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato