Pirataria de TV paga gera um prejuízo de 6 bilhões por ano ao setor, diz ABTA

Serviço clandestino de TV paga gera um prejuízo de 6 bilhões por ano ao setor. (Imagem/Divulgação)
De acordo com o jornal O Globo, a pirataria de TV paga está presente em 3 milhões de lares brasileiros, gerando prejuízos anuais de R$ 6 bilhões em receitas ao setor. É o que revelam os dados apresentados pela Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) durante o seminário ‘Ilegal, e daí?’, uma realização do jornal O GLOBO, em parceria com Extra, "Valor" e "Época", nesta última quinta-feira, dia 30.

Segundo Antonio Salles Neto, consultor da entidade, 50% dos usuários de internet acessam sites de conteúdo ilegal. Entre as plataformas mais acessadas estão as que disponibilizam filmes e séries de forma pirata. O refinamento da qualidade do audiovisual ofertado de forma ilegal é uma das razões para, segundo especialistas no tema presentes no fórum, a pirataria estar vencendo essa batalha.

- "A Justiça é pesada, lenta e propicia impunidade. A defesa da propriedade imaterial requer inovação urgente de entendimento jurídico" - diz Neto.

Na opinião da Ísis Moret Valaziane, advogada do escritório Kasznar Leonardos, especialista em direito autoral, ressalta que o boom das séries estrangeiras contribui para fomentar o acesso a contéudo ilegal:

- "As empresas não estão conseguindo acompanhar a velocidade da demanda do consumidor por esse tipo de conteúdo, que virou um meio de interação social. As pessoas têm a sensação de que não podem esperar para tal episódio chegar ao país via transmissão legal, porque vão ficar sem assunto com os amigos. Então, buscam esse conteúdo em sites de streaming piratas".

Para Mozart Tenório, assessor da Ancine, ressaltou, no entanto, que pesquisas mostram que não necessariamente as pessoas que acessam conteúdo ilegal, pagariam por esses serviços se não tivessem o pirata. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato