“Cineastas do Real” traz entrevistas com grandes nomes do cinema documental no Canal Brasil

“Cineastas do Real” traz entrevistas com grandes nomes do cinema documental. (Imagem/Divulgação)
Na próxima quarta, dia 10, estreia no Canal Brasil a nova temporada do "Cineastas do Real", que traz o jornalista, cineasta e escritor Amir Labaki entrevistando os maiores ícones do gênero. Durante a conversa, ele investiga as motivações e vasculha os detalhes da filmografia de cada realizador. O primeiro convidado de Labaki – responsável pela direção, roteiro, produção e apresentação - é Jorge Furtado, que lançou seu primeiro documentário curta-metragem "Ilha das Flores", em 1989, e coleciona diversos trabalhos na TV e no cinema.

Logo no início do bate-papo, Furtado fala sobre a responsabilidade que é dirigir filmes que retratam a vida das pessoas e explica a principal diferença entre ficção e documentário: "Você entra na vida das pessoas, às vezes, sem autorização. No momento em que eu sento na sua frente, você me faz uma pergunta e está gravando, você tem um poder sobre mim incrível porque pode editar tudo. É uma relação de confiança do documentado e do documentarista que se estabelece e nem sempre é bem usada. Você entrega suas palavras, a sua imagem para alguém que vai usar aquilo como quiser. Nesse sentido, a ficção é um jogo mais limpo porque os atores leram o roteiro, todo mundo sabe o que está acontecendo. No documentário, a gente nunca sabe o que vai acontecer. A diferença entre um documentário e uma ficção não é estética, mas ética. É uma grande responsabilidade pegar a vida de alguém, recortar e dizer: 'essa é a pessoa'".

 A seleção escolhida por Amir Labaki para o programa traz grandes cineastas da história do nosso cinema de realidade. Cao Guimarães comenta detalhes de aclamadas produções como "Ex-Isto" (2010), "Elvira Lorelay – Alma de Dragão" (2012) e "Otto" (2012). Maria Augusta Ramos resgata a trilogia sobre o sistema judicial brasileiro em filmes como "Justiça" (2004), "Juízo" (2008) e "Morro dos Prazeres" (2013), além de comentar a influência de sua formação como musicista em seu cinema; e Zelito Viana narra sua vasta trajetória na sétima arte lembrando os trabalhos ao lado de Glauber Rocha e a convivência com Eduardo Coutinho. A atração traz ainda entrevistas com Vincent Carelli, Lucia Murat, Joel Pizzini e Eryk Rocha.

Para complementar e enriquecer a experiência do assinante, após a exibição no horário alternativo de terça-feira, às 13h30, o Canal Brasil exibe, na sequência, um filme assinado pelo realizador entrevistado no episódio recém-terminado.

Amir Labaki é fundador e diretor do "É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários". Foi diretor técnico do Museu da Imagem e do Som da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e membro do rol de críticos do "Festival Internacional de Documentários de Amsterdã" (Holanda), o principal evento mundial dedicado ao gênero. Desde 2004, apresenta a faixa de documentários É Tudo Verdade, no Canal Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato